A Câmara Municipal de Coruche, Irmandade Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche apresentaram a edição 2023 as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo que vão decorrer em Coruche de 6 a 19 de agosto, com muita tradição e onde a festa brava vai ter uma forte presença.
A componente religiosa das festividades tem lugar de 6 a 15 de agosto, dia em que as ruas de Coruche se enchem de fé e devoção com a Procissão em Honra da Padroeira, Nossa Senhora do Castelo. Para o Juiz da Irmandade, responsável pela parte religiosa, é um orgulho poder dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido, sendo de enaltecer o apoio que o Município tem dado à Irmandade para que esta possa levar a cabo as cerimónias religiosas.
Joaquim Borda d’Água, Presidente da Comissão de Festas de Coruche lamentou que a falta de apoios, muito por culpa dos tempos que vivemos, tenha obrigado à alteração da organização das festas, sendo esta entidade agora responsável apenas pelas atividades taurinas, iluminações e fogo-de-artifício.
O responsável enalteceu ainda todo o trabalho realizado pelos voluntários, que abraçam a causa das Festas de Coruche e as levam a bom porto ano após ano.
O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, enalteceu a importância das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, não só para os residentes no concelho, como para os forasteiras, que muitas vezes encontra em Coruche em missão de agradecimento a Nossa Senhora, o que redobra a responsabilidade das entidades que organizam o evento.
“Estas são as festas que representam a nossa identidade”, afirmou o autarca, que destacou também a importância das entidades que se unem ao Município na organização dos eventos que compõem as festas, nomeadamente as Juntas de Freguesia e Coletividades, sobretudo para a realização do Cortejo, que no dia 17 de agosto junta mais de 1800 pessoas na representatividade da identidade de Coruche.
As Festas de Coruche são também palco de reencontros, sobretudo dos emigrantes, que nesta altura chegam a Coruche para celebrar e rever os seus entes queridos, facto que mereceu também as palavras do autarca.
Francisco Oliveira destacou ainda a alteração ao formato organizativo das Festas de Coruche, agora com uma fatia maior da responsabilidade a cair no Município. O autarca deixou uma palavra aos trabalhadores da autarquia, que muitas vezes sacrificam a sua vida pessoal para preparar as Festas de Coruche.
O autarca garantiu ainda que vão ser acauteladas todas as condições de segurança, havendo mesmo um reforço da GNR, sobretudo durante os dias de maior movimentação de pessoas, “para que todos possam viver as nossas festas”, disse.
Do programa, destaque para a componente religiosa, que se realizará de 6 a 15 de agosto.
Do cartaz cultural destacam-se as atuações de Nuno Ribeiro (14 de agosto), Festival de Folclore “António Neves” (15 de agosto), Mariza Liz e Ferro e Fogo (16 de agosto), José Cid e Kamandro (17 de agosto), Sociedade de Instrução Coruchense, Quatro e Meia e Rocktonigth (18 de agosto) e Tucha e Anjos (19 de agosto).
Além da tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, a 15 de agosto, destaque para o Cortejo Etnográfico e do Trabalho, a 17 de agosto, e os fogos de artificio a 14 e 19.
As atividades taurinas iniciam-se a 14 de agosto, com a entrada de jogos de cabrestos com campinos e amadores, pelas 16 horas, seguida de largada de bezerras.
Pela 1 hora da madrugada largada de touros nas ruas da vila.
No dia 16, Dia do Aficionado, forte presença da tauromaquia e festa brava, com as tertúlias de Coruche em grande destaque,
Pelas 9 horas haverá a Benção das Tertúlias, seguida da condução de cabrestos nas ruas da Vila.
Às 10 horas terá lugar a entrada de toiros, encierro e largada nas ruas do Centro Histórico.
Pelas 16 horas tem lugar o Desfile das Tertúlias Tauromáquicas pelas ruas da vila de Coruche.
Às 19 horas, na Rua dos Bombeiros Municipais e Rua do Couço a primeira tourada à corda.
O dia taurino encerra com uma largada de toiros pela 1 da madrugada.
No dia 17 de agosto, feriado municipal, a concentração de campinos e cabrestos começa pelas 10 horas, iniciando-se depois o tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico.
Após o almoço terá lugar pelas 16 horas, a Homenagem ao Campino, junto à Praça de Touros de Coruche, onde pelas 18 horas se realizará a tradicional Corrida de Touros.
A 18 de agosto, pelas 9.30 horas terá lugar a condução de cabrestos pelas ruas da vila, seguido de entrada, encierro e largada de touros nas ruas do Centro Histórico de Coruche.
Pelas 18.30 horas nova tourada à corda.
No dia 19, pelas 10.30 horas inicia-se a prova de condução de cabrestos e picaria, na Vinha das Baleias.
Às 18.30 horas a última tourada à corda, que é também a última atividade taurina das festividades.
Conheça em seguida o programa detalhado das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche 2023: