Acompanhe em DIRECTO a Corrida da Figueira da Foz

0

6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Varela Crujo – 485 quilos)

Luís Rouxinol Júnior foi o último actuante da noite de toiros figueirense.
Bem em compridos e guerreiro e com raça em curtos, Rouxinol lidou na verdadeira acepção da palavra, deixando de forma correcta a ferragem da praxe, frente a um toiro que não ofereceu facilidades. Terminou com um palmito de boa nota.

Luís Rouxinol Júnior – Volta

6ª Pega – GF Académicos de Elvas – Eduardo Bello

A última pega da jornada, foi consumada por Eduardo Bello, dobrando a inicial tentativa de João Madeira, representando a jaqueta dos Académicos de Elvas.

Eduardo Bello – Não deu volta, embora autorizada


5º Touro – Miguel Moura (Varela Crujo – 500 quilos)

Miguel Moura voltou a protagonizar um triunfo, desta feita no Coliseu Figueirense.
Moura sofreu um percalço na fase de compridos, com a sua montada a escorregar na cara do toiro, vivendo momentos de apuro, afortunadamente sem consequências a registar.
Nas curtas, andou como anda sempre, com elevado nível artístico, bregando como deve ser, de forma cadenciada, repousada, muito em curto. Cravou exemplarmente, rematou as sortes “à Moura”. Terminou com dois palmitos, o último já a pedido do público.

Miguel Moura – Volta

5ª Pega – GFA Azambuja – João Gonçalves

João Gonçalves, dos Amadores de Azambuja, concretizou pega ao quarto intento.

João Gonçalves – Volta


4º Touro – Gonçalo Fernandes – (Varela Crujo – 515 quilos)

Gonçalo Fernandes lidou o quarto toiro do festejo, logo depois da Homenagem às Peixeiras da Figueira da Foz. O cavaleiro andou muito solvente e com aparente facilidade, deixando a ferragem da praxe com bons modos, a um toiro que não complicou durante a função.

Gonçalo Fernandes – Volta

4ª Pega – GFA Moita – João César

A João César, dos Amadores da Moita, coube consumar a pega deste toiro, fazendo-o à primeira tentativa.

João César – Volta


3º Touro – João Moura Caetano – (Varela Crujo – 475 quilos)

João Moura Caetano lidou o terceiro da ordem, um astado que se deixou… Depois dos tradicionais compridos deixados de boa forma, Caetano seguiu para os curtos, de grande nível, montando o Gallo, com ele desenhando uma brega de grande vistosidade, a duas pistas, saindo a rematar as sortes de forma entusiasta e de forma brilhante.

João Moura Caetano – Volta

3ª Pega – GF Académicos de Elvas – Gonçalo Machado

Vestindo a jaqueta dos Académicos de Elvas, foi na linha da frente Gonçalo Machado, efectivando pega à primeira tentativa.

Gonçalo Machado – Volta


2º Touro – Tito Semedo (Varela Crujo – 480 quilos)

A comemorar este ano o seu 30º aniversário de alternativa como cavaleiro profissional, Tito Semedo lidou o segundo Varela Crujo da noite, um astado reservado e que exigiu conhecimentos para se lhe dar “volta”. Tito Semedo trouxe intenções, recebendo o oponente à porta gaiola, deixando três compridos. Em curtos e porque o touro veio substancialmente a menos, cumpriu com a papeleta, terminando com um palmito.

Tito Semedo – Volta

2ª Pega – GFA Amadores de Azambuja – Rúben Branco

A segunda pega da ordem de lide, mas primeira a cargo dos Amadores de Azambuja, foi consumada por Rúben Branco, ao primeiro intento.

Rúben Branco – Volta


1º Touro – Luís Rouxinol (Varela Crujo – 450 quilos)

A primeira actuação da agradável noite de toiros no Coliseu Figueirense, esteve por conta do cavaleiro Luís Rouxinol.
Depois dos compridos, Rouxinol iniciou a fase de curtos com uma montada, a mesma que teve de substituir de imediato pelo experiente Douro… Com ele rubricou a já costumeira exibição, com ladeios e remates das sortes. Terminou com um bom par de bandarilhas.

Luís Rouxinol – Volta

1ª Pega – GFA Moita – Luís Chatinho

Luís Chatinho, dos Amadores da Moita, efectivou pega ao primeiro intento.

Luís Chatinho – Volta


Cortesias

Como sempre acontece em qualquer temporada, o TouroeOuro veio à Figueira da Foz, de forma a transmitir-lhe em tempo real, todas as incidências da corrida de touros que esta noite tem palco no Coliseu Figueirense.
Em praça para as tradicionais cortesias, estiveram os cavaleiros Luís Rouxinol, Tito Semedo, João Moura Caetano, Gonçalo Fernandes, Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior, bem como os Grupos de Forcados Amadores da Moita, Azambuja e Académicos de Elvas.
O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Paulo Valente, coadjuvado pelo Médico Veterinário José Luís Cruz, contando com uma lotação preenchida que ronda os três quartos fracos.

Nota 1 – Antes do início do festejo foi cumprido um minuto de silêncio em memoria de Eduardo Guedes de Queiróz, falecido hoje.

Nota 2 – Foi prestada Homenagem ao cavaleiro Tito Semedo por cumprimento de efeméride relativa à sua Alternativa como cavaleiro profissional.

Fotos: João Dinis

Share.