7º Novilho – Gonçalo Alves – (Falé Filipe – 310 quilos)
Gonçalo Alves lidou um novilho de Falé Filipe, voluntarioso e cumpridor, que lhe proporcionou uma boa recepção, com uma larga afarolada de joelhos em terra. Continuou bem de capote, exibindo facilidade, deixando posteriormente três pares de bandarilhas de nível, sendo o segundo de excelente nota.
De muleta e ao som da música, deixou ambiente, ao rubricar uma faena com recursos, por ambos os pitons.
Gonçalo Alves – Volta
6º Touro – João Silva ‘El Juanito’ (Falé Filipe – 495 quilos)
Juanito passou mais discreto no tércio de capote, para com a flanela rubra, deixar constância do seu fino corte e sentido estético. Ao som do pasodoble “Virgen de Macarena” rubricou uma faena com passes diversificados, exibindo reportório vasto, brilhando sobretudo nos circulares e passes de peito, não faltando desplantes tão do agrado do público.
El Juanito – Volta
5º Touro – Luís Rouxinol Júnior – (Falé Filipe – 500 quilos)
Luís Rouxinol Júnior colocou termo às lides equestres, lidando o quinto da ordem, fazendo-o em crescendo, evoluindo na lide e na qualidade das reuniões e colocação da ferragem.
Lidou com ganas, deixando uma série de bandarilhas de boa nota, onde se realça a costumeira raça e vontade, tónica dominante, seja qual for o palco onde actue…
Luís Rouxinol Júnior – Volta
4ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Francisco Gonçalves
A derradeira pega da tarde, pertencente como as restantes, ao Grupo de Forcados Académicos de Coimbra, foi consumada ao segundo intento por Francisco Gonçalves.
Francisco Gonçalves – Volta
4º Touro – Luís Rouxinol (Falé Filipe – 530 quilos)
Luís Rouxinol regressou à arena para a lide do quarto toiro da ordem, outro touro que transmitiu e que deu o “seu trabalho” mesmo e quando se tem a experiência de Rouxinol. O ginete andou bem em compridos e vistoso em bandarilhas, com os ladeios caraterísticos da sua montada Douro e um bom palmo e par de bandarilhas.
Luís Rouxinol – Volta
3ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Gonçalo Costa
Gonçalo Costa, dos Académicos de Coimbra, concretizou pega à primeira muito boa tentativa… e brindada aos céus…!
Gonçalo Costa – Volta e chamada ao centro para uma monumental ovação
3º Touro – João Silva ‘El Juanito’ – (Falé Filipe – 535 quilos)
De vestido lilás e ouro, João Silva ‘El Juanito’ recebeu o seu oponente por veronicas, levando ainda a efeito um quite por chicuelinas. Já de muleta e depois de brindar a Luís Rouxinol, protagonizou uma faena de bom nível, com séries pela direita com profundidade, toureio em redondo e até alguns improvisos que colocaram emoção no seu labor, tudo, frente a um toiro que cumpriu.
El Juanito – Volta e volta com o ganadeiro
Ganadeiro – Volta
2º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Falé Filipe – 565 quilos)
Luís Rouxinol Júnior lidou o segundo da colarosa tarde, fazendo-o, claro está, de boa forma. Três compridos e uma série de curtos em qualidade crescente, terminando a sua primeira exibição com um palmito de muito boa nota.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
2ª Pega – GF Académicos de Coimbra – João Tavares
A segunda pega da ordem de lide, foi consumada por João Tavares, ao segundo intento, vestindo obviamente, a jaqueta azul dos Académicos de Coimbra.
João Tavares – Volta
1º Touro – Luís Rouxinol (Falé Filipe – 500 quilos)
“Abiul não é pior, nem melhor… é diferente!”, foram estas as palavras proferidas por Luís Rouxinol no brinde efectuado antes da lide do primeiro toiro de Falé Filipe.
Toiro com sal e pimenta o suficiente para que se mantivesse o interesse na função levada a efeito por Luís Rouxinol e que foi cumpridora, deixando o toureiro a ferragem da praxe, com epílogo num palmito.
Luís Rouxinol – Volta
1ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Martim Rodrigues
A primeira de quatro pegas a cargo do Grupo de Forcados Académicos de Coimbra, foi consumada ao bom primeiro intento por Martim Rodrigues.
Martim Rodrigues – Volta
Cortesias
Abiul parte dois de três…! Com muito, mas mesmo muito calor…
O TouroeOuro está de volta aquela que é a mais antiga Praça de Touros de Portugal. Abiul!
As saudações ao público já se fizeram. Perfilados estiveram os Forcados do Grupo de Académicos de Coimbra, bem como as quadrilhas dos cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior. O festejo é misto e por isso, fizeram também cortesias o matador de touros João Silva “El Juanito” e o jovem Gonçalo Alves.
O espectáculo começa agora, dirigido por Tiago Tavares, coadjuvado pelo Médico Veterinário José Luís Cruz, com uma lotação preenchida que rondou os dois terços fracos.
Nota: antes do início da primeira lide, Luís Rouxinol e seu filho receberam oportuno tributo.
Fotos: João Dinis