6º Touro – Francisco Palha (A. Silva – 615 quilos)
Francisco Palha lidou o último da tarde, cumprindo em apresentação, de resto tónica do curro. Palha cumpriu de boa forma a ferragem inicial, seguindo para duas bandarilhas com cite em curtas distâncias, saindo a rematar as sortes. Na troca de montada teve de recorrer a uma sorte sesgada e ainda para finalizar, outro cavalo e a tentativa repetida de deixar um violino e palmo, ficando-se no saldo final, por dois palmitos…
Francisco Palha – Não deu volta, embora autorizada
6ª Pega – GFA Coruche – João Prates
A última pega da tarde (já noite…), foi consumada à terceira tentativa, vestindo o forcado, a jaqueta dos Amadores de Coruche.
João Prates – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
5º Touro – Marcos Bastinhas (A. Silva – 590 quilos)
Teve duas distintas partes a lide de Marcos Bastinhas. A primeira delas mais sossegada e calma, deixando a ferragem da praxe de forma correcta e a segunda, em que deixa um violino, palmo e par de bandarilhas, “despertando” o público pelo seu dinamismo e capacidade de criar espectáculo.
O toureiro brindou a sua lide à sua esposa, Dália Madruga.
Marcos Bastinhas – Volta
5ª Pega – GFA Coruche – Bernardo Cortez
A quinta pega da já longa tarde de toiros esteve destinada a Bernardo Cortês, dos Amadores de Coruche.
Bernardo Cortez – Volta
4º Touro – João Moura Júnior (A. Silva – 570 quilos)
João Moura Júnior, de casaca verde e ouro, brindou a José Peseiro a lide do quarto toiro da ordem, também ele a transmitir pouco e a não se empregar tanto na função.
Bem Moura Júnior a receber em curto e bem nos compridos, lidando de forma regular, terminando com uma Mourina e um palmito de boa nota.
João Moura Júnior – Volta
4ª Pega – GFA Coruche – David Canejo
David Canejo, dos Amadores de Coruche, consumou pega ao quarto intento.
David Canejo – Não deu volta, embora autorizada
3ª Pega – Francisco Palha (A. Silva – 550 quilos)
Depois de brindar a António Palha Ribeiro Telles, Francisco Palha enfrentou-se com um toiro sonso, mansote e escasso de forças e que transmitiu pouco ao nada, à excepção dos seus primeiros momentos na arena. Palha andou bem em compridos e nos curtos, cumpriu com a papeleta e ainda se deixou ver com ladeios vistosos, abreviando a sua lide depois do toque para finalizar a sua actuação, por instrução do Director de Corrida.
Francisco Palha – Volta
3ª Pega – GFA Coruche – João Mesquita
A terceira pega das seis a cargo dos Amadores de Coruche, esteve por conta de João Mesquita, sendo efectivada à segunda tentativa.
João Mesquita – Volta
2º Touro – Marcos Bastinhas (A. Silva – 640 quilos)
Veio por “todas” Marcos Bastinhas… o ginete foi buscar o oponente à porta gaiola e embora o Silva não se tenha ligado à montada de imediato à montada, a verdade é que depois a perseguiu com afinco, dando emoção aos primeiros momentos da função. Bons compridos e já em curtos, honra feita ao primeiro curto. Diria de antologia, com pronunciadíssima batida ao piton contrário e uma saída limpa… Música imediata e com rigor por parte de Marco Cardoso. A restante função decorreu sob o signo da regularidade, pese embora com o dinamismo e alegria costumeira deste cavaleiro que brindou à formação de forcados coruchense.
Marcos Bastinhas – Volta
2ª Pega – GFA Coruche – António Macedo Tomás
Foi consumada ao primeiro intento a pega efectuada por António Macedo Tomás, obviamente vestindo a jaqueta dos Amadores de Coruche.
António Macedo Tomás – Volta
1º Touro – João Moura Júnior (A. Silva – 650 quilos)
João Moura Júnior abriu a função lidando um toiro sobrado de quilos, mas que exibiu verdadeira estampa… apesar da corpulência, o astado de Silva manteve mobilidade e até bons modos durante toda a sua estadia na arena. Depois de cumprida a ferragem inicial, João Moura Júnior deixou uma série de bandarilhas brilhando sobretudo nos remates das sortes. Terminou com um palmito de boa nota.
Moura Júnior brindou ao céu.
João Moura Júnior – Volta
1ª Pega – GFA Coruche – José Macedo Tomás (cabo)
A primeira pega da ordem de lide, foi consumada pelo Cabo da formação de Coruche, José Macedo Tomás, ao primeiro intento.
José Macedo Tomás – Volta
Cortesias
Data forte em Coruche!
O dia 17 de Agosto é a mais emblemática data taurina da Vila do Sorraia e conta este ano, com as participações dos cavaleiros João Moura Júnior, Marcos Bastinhas e Francisco Palha.
As pegas, cumprindo-se também a tradição, estão a cargo, em solitário, dos Amadores de Coruche, sendo que hoje, se fardaram também os antigos elementos da formação.
O festejo começa agora, com as tradicionais cortesias e direcção a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Marco Cardoso, com assessoria veterinária de José Luís Cruz.
A Monumental Praça de Touros de Coruche, regista uma entrada de dois terços de lotação preenchida.
Fotos: João Dinis