6º Touro – Andrés Romero – (M. Grave – 558 quilos)
O derradeiro toiro a sair à arena, denotou alguma escassez de força, agudizando-se este facto no decorrer da função.
Andrés Romero elevou a qualidade face à sua primeira passagem pela arena lisboeta, sendo que em crescendo lidou, destacando-se os curtos com batida ao piton contrário, desta feita agradando ao conclave.
Andrés Romero – Volta
6ª Pega – GFA Évora – José Maria Caeiro
A última pega da noite, esteve destinada aos Amadores de Évora, sendo consumada à segunda tentativa por José Maria Caeiro.
José Maria Caeiro – Volta
5º Touro – Francisco Palha (M. Grave – 592 quilos)
O segundo toiro do lote de Francisco Palha desembolou-se depois de cravado o primeiro curto de boa nota. Dez minutos de paragem para embolação e regressado à arena, Palha voltou a estar bem com o que restou de “toiro”, lidando na verdadeira acepção da palavra, citando mais em curto, saindo a rematar as sortes. Colocando tudo de forma a compensar o que faltava do ‘lado de lá…’.
Francisco Palha – Não deu volta, embora autorizada (saudou dos médios)
5ª Pega – GFA Évora – José Maria Pena Monteiro
A José Maria Pena Monteiro coube efectivar a última pega destinada ao Grupo de Montemor, fazendo-o à primeira muito boa tentativa.
José Maria Pena Monteiro – Volta
4º Touro – João Moura Júnior (M. Grave – 504 quilos)
Vestindo casaca vinho e ouro, Moura Júnior deu sequência ao festejo depois de um período de alisamento da arena, já o segundo da noite.
Moura lidou o quarto Grave da ordem, colaborante, a dar alegria à função, correspondendo a tudo e o primogénito de Moura a não desperdiçar nadinha da potabilidade do oponente.
O toureiro alentejano galvanizou-se e tudo o que fez foi uma pintura… Bons compridos, melhores curtos e duas Mourinas de se lhe tirar o chapéu… A vénia terá de ser feita à brega, da boa, a templar e muito a investida do Grave. Bom, muito bom e até mesmo, a o palmo que rectificou a tentativa de palmo em ‘Mourina’ que acabaria por não ficar. Actuação “à antiga” de Moura Júnior.
João Moura Júnior – Volta
4ª Pega – GFA Évora – José Passanha
Muito boa pega ao primeiro intento de José Passanha, do Grupo de Amadores de Évora.
José Passanha – Volta
Ganadeiro – Volta
3º Touro – Andrés Romero (M. Grave – 522 quilos)
Andrés Romero lidou o terceiro da corrida sem que possa mais tarde recordar esta actuação.
Desde o primeiro momento que não se sentiu confortável com o toiro, consentindo a cada ferro, um toque, alguns deles com maior expressão, motivando alguns assobios.
Andrés Romero – Não foi autorizada volta
3ª Pega – GFA Montemor – Vasco Ponce
Vasco Ponce, dos Amadores de Montemor, efectivou pega à primeira tentativa.
Vasco Ponce – Volta
2º Touro – Francisco Palha (M. Grave – 526 quilos)
Agigantou-se Francisco Palha!
Assim se deve vir ao Campo Pequeno, a dar tudo… Palha teve imenso sentido de oportunidade ao brindar à PSP – Polícia de Segurança Pública, pela excelente intervenção na detenção de Peter Janssen que minutos se preparava para “assaltar” a arena.
Depois recebeu o oponente com uma sorte de gaiola e deixou um soberbo primeiro comprido a que se seguiu um segundo, também ele de boa nota e depois ainda… curtos de muitos quilates, a dar todas as vantagens ao toiro de Grave, que partia alegre ao encontro do ginete e sua montada, que o esperava junto a tabuas. Grande actuação.
Francisco Palha – Volta
2ª Pega – GFA Évora – Ricardo Sousa
Ricardo Sousa, dos Amadores de Évora, executou muito boa pega ao segundo intento.
Ricardo Sousa – Volta
1º Touro – João Moura Júnior (M. Grave – 622 quilos)
Abriu a função o cavaleiro João Moura Júnior, frente a um toiro sobrado de quilos e alguma escassez de mobilidade, mas que embora com algumas teclas, não emprestou grande emoção à função.
O dinástico ginete andou com exibição regular, deixando um bom curto, vendo-se obrigado a encerrar a sua actuação pela literal balbúrdia causada pelo salto de Peter Janssen.
João Moura Júnior – Volta
1ª Pega – GFA Montemor – Francisco Borges
Arte, raça e valor por duas vezes na consumação desta pega, pelos braços de Francisco Borges, dos Amadores de Montemor, com uma excelente ajuda de Pena Monteiro.
Francisco Borges e António Pena Monteiro (primeiro-ajuda) – Volta
Cortesias
A segunda corrida do abono do Campo Pequeno começa agora.
Nas tradicionais saudações ao conclave, estiveram já os três cavaleiros acartelados: João Moura Júnior, Francisco Palha e Andrés Romero, sendo que perfilados estiveram também os forcados dos Grupos de Amadores de Montemor e Évora.
À arena sairão toiros da ganadaria Murteira Grave, com o tauródromo a registar cerca de três quartos de lotação preenchida.
O festejo será dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, coadjuvada pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
Nota: Antes do início da primeira actuação, foi prestada Homenagem ao Grupo de Amadores de Évora pelo cumprimento do seu 60º Aniversário de fundação.