6º Touro – Julián López ‘El Juli’ – (Garcigrande – 460 quilos)
Recebeu por veronicas e meia veronica, bem como foi autor de um quite por chicuelinas, exibindo a sua faculdade capotera… De muleta e após brindar ao público, porfiou frente ao Garcigrande novamente escorridito de carnes, deixando ainda assim constância do seu conhecimento do toiro, levando a efeito séries por ambos os pitons, rematando as tandas com bonitos passes de peito.
El Juli – Volta
5º Touro – João Ribeiro Telles (Passanha – 585 quilos)
João Telles recebeu muito em curto o segundo Passanha da noite, dobrando-se com o toiro, proporcionando os primeiros aplausos… Já em bandarilhas e depois de um toureio mais suave, com bandarilhas de boa nota, saiu à arena com o Ilusionista, brega a duas pistas e dois ferros de “escândalo” a levantar o público das bancadas.
João Ribeiro Telles – Volta
4ª Pega – GFA Coruche – João Prates
João Prates, consumou pega ao primeiro intento, colocando assim termo às quatro pegas a cargo dos Amadores de Coruche.
João Prates – Volta
4º Touro – António Telles (Passanha – 555 quilos)
António Telles lidou o segundo e último do seu lote, um exemplar emplazado da ganadaria Passanha, algo ‘solto’ que transmitiu e proporcionou interesse durante toda a sua estadia na arena.
Telles lidou em crescendo, melhorando qualitativamente nos derradeiros curtos, terminando com o ferro mais destacado da sua passagem pela arena da sua terra.
António Telles – Volta
3ª Pega – GFA Coruche – Tiago Gonçalves
Tiago Gonçalves, dos Amadores de Coruche, tentou pega por quatro vezes, aguentando estoicamente, sucumbindo a tentativas violentíssimas. Foi dobrado pelo seu cabo, José Macedo Tomás.
José Macedo Tomás – Não deu volta
3º Touro – Julián López ‘El Juli’ – (Garcigrande – 465 quilos)
Que Julián López ‘El Juli’ marcou e marcará a história do toureio nunca ninguém duvidará… Predestinado como poucos, menino-prodígio e hoje, com 40 anos passou por Coruche para se despedir da afición lusa. Lidou um astado da sua ganadaria de eleição, de escasso trapio, mas que Juli conhece e entendeu na perfeição, sacando-lhe toda a potabilidade. Passes por ambos os pitons, numa faena de variedade… Na última parte da sua actuação, colocou maior emoção na função.
De capote lanceou à veronica, sofrendo uma queda ressentindo-se de um dos seus joelhos.
Juli exibe vestido cinza pálido e azabache.
El Juli – Volta
2º Touro – João Ribeiro Telles – (Brito Paes – 515 quilos)
João Ribeiro Telles destacou-se nesta lide, essencialmente na brega de colocação do oponente, bregando com nível… Depois dos compridos, João Ribeiro Telles seguiu para uma série de curtos deixados com batidas ao piton contrário, encerrando o capítulo das curtas, com um palmito.
João Ribeiro Telles – Volta
2ª Pega – GFA Coruche – Afonso Freitas
Afonso Freitas, dos Amadores de Coruche, efectivou pega à segunda tentativa, representando os Amadores de Coruche. O forcado brindou a José António ‘Morante de la Puebla’, presente numa barreira deste tauródromo.
Afonso Freitas – Volta
1º Touro – António Telles – (Brito Paes – 520 quilos)
António Ribeiro Telles mostrou intenções ao receber o primeiro toiro da corrida à porta gaiola. Saiu com pata o Brito Paes, proporcionando uns primeiros momentos emotivos. Bem o Mestre da Torrinha, a deixar com garbo os compridos da função. Em curtos, andou bem, adornando os cites, cravando com correcção as bandarilhas da praxe.
António Telles – Volta
1ª Pega – GFA Coruche – António Tomás
Muito boa pega, tecnicamente perfeita do forcado António Tomás, com uma muito “imprescindível” primeira-ajuda, a consumar ao primeiro intento. Vestiu obviamente, a jaqueta dos Amadores de Coruche.
António Tomás e primeiro ajuda – Volta
Cortesias
O TouroeOuro está em DIRECTO de Coruche, palco de uma das mais importantes corridas do ano. Despede-se da afición lusa: Julián Lopez ‘El Juli’, actuando como único espadas frente a toiros de Garcigrande.
António Telles e João Ribeiro Telles compõem o elenco equestre, regressando ao tauródromo “da terra”, acompanhados do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
Cavaleiros e forcados lidarão toiros de Passanha e Brito Paes.
O festejo será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, coadjuvado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
O tauródromo da vila do Sorraia, regista uma entrada que ronda por alturas de cortesias, três quartos de lotação preenchida.
Nota: Antes do início do espectáculo, foi rendida homenagem a todos os artistas elencados, bem como ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
Fotos: João Dinis
Biografia de Julián López ‘El Juli’
No dia 3 de Outubro de 1982, nasceu em Madrid, um dos mais importantes toureiros de sempre! Julián Lopez Escobar!
Cedo adoptando o nome artístico de ‘El Juli’, o menino-prodígio teve antecedentes taurinos. O seu pai, foi primeiramente novilheiro, tornando-se mais tarde, bandarilheiro; a sua mãe, teve na família empresários tauromáquicos em espectáculos de menor porte… El Juli, exibiu a sua vocação numa festa campera aquando da sua primeira comunhão, deixando tudo e todos boquiabertos. Nascia o toureiro da família, precisamente o mais novo de três irmãos.
Pelo seu sério valor, mas pouca idade, Julián viajou com o seu pai para o México, onde se tornou um ídolo… levantou paixões e despertou todas as curiosidades na Europa taurina.
Aos 16 anos, com todas as portas grandes abertas é já uma Figura do Toureio, estatuto que nunca deixou cair por terra. Aos 16 anos, transformou-se em matador de toiros, tendo como palco a Praça de Touros francesa de Nimes.
“Hoje”, 25 anos depois, anuncia a sua retirada das arenas, argumentando que precisa de desfrutar da sua família, visto que até aqui viveu de e para o toiro.
Carregado a ombros por centenas de vezes em toda a geografia taurina, leva consigo o reconhecimento da “sua” Espanha e a atribuição da Medalha das Belas Artes, mas também, do seu México e hoje, despede-se da afición portuguesa, na Monumental Praça de Touros de Coruche.
Fotos: D.R.