7º Touro – Manuel Dias Gomes – (Calejo Pires – 552 quilos)
Vestindo vermelho e ouro e encerrando a noite de toiros, regressou à arena, Manuel Dias Gomes. De capote, andou muitíssimo bem e de muleta, alto nível, num labor consensual e que motivou a atribuição de música à segunda ‘tanda’ de muletazos.
Recursos, técnica, triunfo sem reservas por ambos os lados. Passagem feliz pelo Campo Pequeno.
Bandarilharam com sucesso João Pedro ‘Açoreano’ e João Martins.
Manuel Dias Gomes – Volta
6º Touro – Manuel Jesús ‘El Cid’ (Varela Crujo – 524 quilos)
Sem possibilidades de triunfo. Nem mesmo de faena… Toiro sem potabilidade alguma, pelo que Cid apenas tentou, tentou, mas sem redondear, frente a um astado com perigo e arreões constantes.
Manuel Jesús ‘El Cid’ – Não foi autorizada volta
5º Touro – Marcos Bastinhas (Irmãos Moura Caetano – 600 quilos)
Muito boa actuação de Marcos Bastinhas frente ao quinto toiro da corrida e terceiro bom toiro da ganadaria de Irmãos Moura Caetano.
Bastinhas recebeu o oponente à porta gaiola, deixando dois bons compridos. Posteriormente, lide variada, com todo o tipo de sortes. Imponentes entradas ao piton contrário rematadas com piruetas, violinos e palmos e claro, o par de bandarilhas, de enorme qualidade.
Marcos Bastinhas – Volta
3ª Pega – GFA Lisboa – João Varandas
João Varandas, dos Amadores de Lisboa, concretizou excelente pega à primeira tentativa.
João Varandas – Volta
4º Touro – João Moura Caetano (Irmãos Moura Caetano – 572 quilos)
Enorme triunfo de João Moura Caetano, numa lide brindada a Álvaro Domecq.
Bem na recepção do oponente, sempre a lidar em curtas distâncias, mantendo o toureio ligado e “impactante” do cavalo Campo Pequeno. Hermosinas, soberbas reuniões, remates de estética inegável. Lide para a recordação, redonda e de êxito rotundo.
Bom toiro que a tudo correspondeu.
João Moura Caetano – Volta
2ª Pega – GFA Lisboa – Daniel Batalha
Daniel Batalha, dos Amadores de Lisboa, efectivou pega ao primeiro intento.
Daniel Batalha – Volta
3º Touro – Manuel Dias Gomes (Varela Crujo – 491 quilos)
Ovação cerrada para Manuel Dias Gomes no término da sua faena, sobretudo pelo mérito, pundonor e sobretudo pela qualidade do seu labor mesmo e quando tudo apontava para a escassez de possibilidades. Gomes inventou, lidou, por ambos os pitons e até com variedade de reportório, deixando grande nota da sua condição na Praça de Touros da capital.
Outra feliz substituição, que em nada nos fez perder…
Bem de capote a indiciar ao que vinha e assim foi.
Nota mais que positiva para João Noronha, pelos dois pares deixados.
Manuel Dias Gomes – Volta
2º Touro – Manuel Jesús ‘El Cid’ – (Calejo Pires – 502 quilos)
Manuel Jesús ‘El Cid’ entrou no Campo Pequeno pela porta das substituições. Feliz entrada, não querendo eu dizer outra coisa… Há males que vêm por bem e hoje, quem viu o diestro vestido de azul marinho e azabache, não deu o tempo por perdido. Toiro escasso de forças que Cid recebeu por veronicas, sendo no entanto na muleta que deu o melhor de si, com uma ‘larga’ faena baseada no piton direito e que teve como expoente máximo, uma série de naturais de extrema beleza.
Faena brindada a Álvaro Domecq.
Manuel Jesús ‘El Cid’ – Volta
1º Touro – João Moura Caetano e Marcos Bastinhas (Irmãos Moura Caetano – 600 quilos)
Em virtude de ser uma corrida mista, com a lide de sete toiros, a função foi inaugurada pela presença a duo na arena, de João Moura Caetano e Marcos Bastinhas.
A dupla actuou em perfeita simbiose, aproveitando as boas características do oponente, lidando em curto, ladeando, deixando a ferragem da ordem com garbo. Lide com epílogo com palmitos.
João Moura Caetano e Marcos Bastinhas – Volta
1ª Pega – GFA Lisboa – Nuno Fitas
Feliz início no que às jaquetas de ramagens concerne, com o Grupo de Amadores de Lisboa a efectivar pega ao primeiro intento, pelos braços de Nuno Fitas.
Nuno Fitas – Volta
Cortesias
Começou a terceira de quatro corridas da temporada lisboeta, integrada na Feira Taurina do Campo Pequeno.
Corrida mista com as presenças de João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Manuel Jesús “El Cid” e Manuel Dias Gomes (o primeiro em substituição de Morante de la Puebla e o segundo, de Cayetano Rivera Ordoñez).
As pegas estão por conta do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.
O festejo será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.
O tauródromo da capital, regista uma entrada que ronda a meia casa forte.
Fotos: D.R.