Prémio para a melhor ganho por Iuri Cardoso da TT Montijo
Nesta noite estava em disputa um prémio para a melhor pega, sendo o júri composto pelos cabos das três formações.
O prémio foi atribuído a Iuri Cardoso da TT Montijo
7º Touro – Mara Pimenta – (V. Crujo – 500 quilos)
Três horas e quinze depois do início do espectáculo, entrou em praça Mara Pimenta para a lide do sétimo toiro do festejo.
Mara cumpriu com a ferragem inicial, para nos curtos deixar as curtas de boa forma, com alegria e impacto junto do públicoque muito acarinhou a toureira de Almeirim.
Mara Pimenta – Volta
6ª Pega – GFA Montijo – José Pedro Suiças
A derradeira pega da noite, foi consumada por José Pedro Suiças, dos Amadores do Montijo, à primeira tentativa.
José Pedro Suiças – Volta
6º Touro – Andrés Romero – (V. Crujo – 490 volta)
Estridente e sonora actuação do rejoneador Andrés Romero, naquele que foi o seu quarto compromisso no dia de hoje. Depois dos compridos deixados com regularidade, seguiu para uma grande série de curtos, com imponentes batidas ao piton contrário e reuniões exímias e ajustadas. Terminou com uma curta de elevadíssimo nível, com o público a pedir mais e mais…
Andrés Romero – Volta
5ª Pega – GF T.T. Montijo – Iuri Cardoso
Iuri Cardoso, do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, concretizou pega ao primeiro intento.
Iuri Cardoso – Volta
5º Touro – Duarte Pinto – (V. Crujo – 540 quilos)
Duarte Pinto lidou o quinto toiro da já longa noite de toiros, pautando-se a sua exibição como regular. Pinto foi fiel ao seu conceito de toureiro clássico, cumprindo nesta sua passagem pela arena montijense.
Duarte Pinto – Volta
4ª Pega – GFA Ribatejo – Pedro Espinheira
Pedro Espinheira, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, consumou pega ao primeiro intento, a escassos dias de se despedir das arenas.
Pedro Espinheira – Volta
4º Touro – António João Ferreira (V. Crujo – 450 quilos)
O quarto toiro da fria noite, foi recebido com veronicas por parte do matador António João Ferreira. De capote sobressaiu, mas foi de muleta e após brindar aos irmãos Nunes, João Moura Caetano e Andrés Romero, que conseguiu os melhores momentos desta sua passagem pela Praça de Touros do Montijo.
Bem e com “doçura” por ambos os pitons, com circulares e passes de peito de grande nível frente a um astado que cumpriu de boa forma. Iniciou de joelhos em terra uma função da qual se poderá orgulhar.
Este toiro foi bandarilhado “em solitário” por Pedro Paulino “China”, deixando três pares, dos quais se destacam o primeiro e último.
António João Ferreira – Volta
3º Touro – João Moura Caetano – (V. Crujo – 530 quilos)
João Moura Caetano protagonizou em Montijo uma actuação de muitos quilates. Depois dos bons compridos, deixou uma série de curtos com o Campo Pequeno, adornando-se nos remates de forma templadíssima, lidando na verdadeira acepção da palavra, deixando constância da sua arte. Por fim e indo ainda a mais em qualidade, terminou com três curtos de enorme valor e novamente com ladeios de fino recorte, sendo muito ovacionado.
João Moura Caetano – Volta
Ganadeiro – Volta
3ª Pega – GFA Montijo – Hélio Lopes
Hélio Lopes, dos Amadores do Montijo, concretizou pega ao primeiro intento.
Hélio Lopes – Volta
2º Touro – Filipe Gonçalves (V. Crujo – 550 quilos)
Filipe Gonçalves lidou o segundo da ordem, um toiro que se deixou e ao qual o toureiro algarvio deu lide adequada, deixando com batidas ao piton contrário a ferragem da praxe.
Gonçalves terminou com um par de bandarilhas de boa nota, à passagem pelo corredor.
Filipe Gonçalves – Volta
2ª Pega – GF T.T. Montijo – Tiago Foguete
Tiago Foguete, do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, consumou pega à segunda tentativa. Tiago Foguete – Volta
1º Touro – Luís Rouxinol – (V. Crujo – 580 quilos)
Luís Rouxinol foi o cavaleiro encarregue de inaugurar a função.
O toureiro da ‘casa’ reuniu como sempre, o consenso do público, evoluindo na lide, actuando em crescendo, brilhando com o Douro. Com esta montada deixou boas bandarilhas e um par de curtas e palmo, adornando-se nos remates das sortes, vistosos e de qualidade.
Luís Rouxinol – Volta
1ª Pega – GFA Ribatejo – Dário Silva
A primeira pega da noite, a cargo dos Amadores do Ribatejo, esteve por conta de Dário Silva, sendo efectivada ao segundo intento.
Dário Silva – Volta
Cortesias
O TouroeOuro está em DIRECTO do Montijo, para lhe contar em tempo real o que acontecer na arena da Monumental Amadeu Augusto dos Santos.
As cortesias já se fizeram, com saudações ao público por parte de Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Duarte Pinto, Andrés Romero, Mara Pimenta e António João Ferreira, bem como perfilados estiveram os forcados dos Grupos do Ribatejo e Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.
O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
O tauródromo montijense conta com uma lotação preenchida de menos de meia casa.
Fotos: João Dinis