6º Touro – João Ribeiro Telles (Passanha – 533 quilos)
João Ribeiro Telles lidou o último da sua encerrona, desta feita da ganadaria Passanha e que colaborou com o triunfo do toureiro coruchense.
Bem a receber o oponente, em curto, para deixar dois bons compridos, momento no qual tocou a música. Depois em curtos, ferros de boa nota, até aos três de maravilha a cargo do Ilusionista. Dos três, o último foi de escândalo.
João Ribeiro Telles – Volta e volta
6ª Pega – GF Aposento da Moita – Tiago Nóbrega
José Maria Duque tentou a pega deste toiro por uma vez, sendo que saiu lesionado com gravidade, exibindo uma fractura exposta da perna. Duque foi dobrado pelo forcado Tiago Nóbrega, consumando à sua segunda tentativa.
Tiago Nóbrega – Volta
5º Touro – João Ribeiro Telles (Veiga Teixeira – 560 quilos)
O Veiga Texeira foi também recebido à porta gaiola, mas seguiu uma diferente trajetória, decidindo o cavaleiro por aproveitar e cravar o primeiro comprido imediatamente. Em curtos, batidas ao piton contrário e remates das sortes aproveitando a viagem do toiro que ainda assim se mostrou distraído em certas ocasiões e com lide a pedir conhecimentos… Actuação de boa nota, dentro da dificuldade imposta pelo oponente.
João Ribeiro Telles – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
5ª Pega – GF Aposento da Moita – Martim Cosme Lopes
Muito boa pega a que foi executada pelo experiente Martim Cosme Lopes, ao primeiro intento, do Grupo de Forcados do Aposento da Moita.
Martim Cosme Lopes – Volta
4º Touro – João Ribeiro Telles (Fernandes de Castro – 505 quilos)
Depois de um intervalo novamente com a música de Luís Trigacheiro, regressou à arena, Joõ Maria Ribeiro da Cunha Ribeiro Telles, para a lide do quarto. Em solitário nos compridos e acompanhado dos seus primos Manuel Telles Bastos, António Telles filho e Tristão Ribeiro Telles, em curtos. Actuação ritmada, “moda da Torrinha’.
O toiro de Fernandes de Castro revelou-se algo distraído, sendo que no entanto, cumpriu.
João Ribeiro Telles – Volta
4ª Pega – GF Aposento da Moita – André Silva
André Silva consumou à segunda tentativa, a pega deste toiro, vestindo obviamente, a jaqueta do Aposento da Moita.
André Silva – Volta
3º Touro – João Ribeiro Telles (Prudêncio – 530 quilos)
Rompeu João Ribeiro Telles frente ao emotivo toiro de Prudêncio, aquele que mais transmitiu até ao momento. Telles deixou o primeiro comprido em sorte de gaiola, resultando em cheio, sendo muito ovacionado. Nos curtos, deixou uma primeira bandarilha de alto nível, com pronunciada entrada ao piton contrário, a que se seguiram outros com os mesmos quilates. Bem com epilogo com um violino e palmo, marca dos seus tempos antigos.
João Ribeiro Telles, agora de casaca verde e ouro, brindou a António Manuel Barata Gomes.
João Ribeiro Telles – Volta
3ª Pega – GF Aposento da Moita – António Lopes Cardoso
António Lopes Cardoso fez a melhor e mais emotiva pega até ao momento, à primeira “enorme” tentativa.
António Lopes Cardoso – Volta
2º Touro – João Ribeiro Telles (David R. Telles – 605 quilos)
O segundo astado com que João Telles se enfrentou, pertenceu à ganadaria de David Ribeiro Telles, deixando-se lidar… Telles esteve em bom plano, sobretudo nos curtos, atacando depois de citar praça a praça, reunindo de boa forma numa lide que se pauta como boa.
João Ribeiro Telles – Volta
2ª Pega – GF Aposento da Moita – Leonardo Mathias
A segunda pega da ordem, foi consumada pelo cabo da formação moitense, Leonardo Mathias, ao primeiro intento. Mathias brindou ao cavaleiro João Ribeiro Telles.
Leonardo Mathias – Volta
1º Touro – João Ribeiro Telles (Dr. António Silva – 535 quilos)
Vestiu casaca preta e ouro e recebeu o seu primeiro de seis oponentes à porta gaiola.
O toiro de Dr. António Silva não incomodou, mas também não emprestou demasiada emoção à função. Regulares compridos e curtos em crescendo, terminando João Telles com dois curtos de nota mais alta.
João Ribeiro Telles – Volta
1ª Pega – GF Aposento da Moita – João Freitas
João Freitas, do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, consumou ao segundo intento a pega inaugural da encerrona também destinada à respectiva formação.
João Freitas – Volta
Cortesias
O terceiro festejo na Feira Taurina da Moita 2023 já começou e o TouroeOuro não deixará de lhe contar nada!
As saudações ao público já se fizeram por parte do único cavaleiro anunciado, João Ribeiro Telles, que em solitário lidará seis touros de diversas ganadarias.
No sector das pegas, conta-se também com uma encerrona, cumprindo-se a tradição. O Grupo de Forcados do Aposento da Moita pega seis touros.
O espectáculo começa agora, registando a Daniel do Nascimento uma lotação que ronda a casa cheia à vista.
O Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, dirige o festejo, coadjuvado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
Nota: O festejo foi antecedido de um momento musical a cargo de Luís Trigacheiro.
Biografia
João Ribeiro Telles encerra-se na Praça de Touros Daniel do Nascimento com seis touros, não se sendo de resto, a primeira vez que o faz. A sua primeira encerrona, foi na sua terra natal, Coruche, em 2019.
João Maria Ribeiro da Cunha Ribeiro Telles, nasceu em Coruche, no dia 23 de Junho de 1989.
Seguindo os passos de toda a sua família ligada ao toureio, foi em seu pai, João Palha Ribeiro Telles, que bebeu a arte de tourear, seguindo a sua linha e conceito na arte de tourear a cavalo.
João Ribeiro Telles, fez a sua primeira época com apenas 11 anos e o seu “gancho” com o público, augurava um futuro risonho.
A prova de praticante chegaria a 30 de Outubro de 2006, em Vila Franca de Xira e, a 4 de Setembro de 2008, recebe alternativa, no Campo Pequeno, das mãos de seu pai, mas com uma testemunha importante: Mestre David Ribeiro Telles.
Depois de ter passado um pouco por toda a geografia taurina, confirma alternativa em Madrid, em 2018.
Hoje, escreve-se outro capítulo da sua história e da sua dimensão como toureiro.
Fotos: João Dinis