A tradicional Feira de Outubro regressa a Vila Franca de Xira de 29 de Setembro até 8 de Outubro no Parque Urbano e promete muita animação cultural e tauromáquica.
O certame foi apresentado na tarde desta sexta-feira, no Celeiro Patriarcal, em Vila Franca de Xira. Fernando Paulo Ferreira, presidente da autarquia, apresentou o programa que conta com animação cultural, gastronomia e muita tauromaquia. A apresentação contou ainda com a presença de Guilherme Nunes, presidente da Associação de Tertúlias, de Fátima Nalha, presidente do Clube Taurino de VFX, de Vasco Pereira, cabo do grupo de forcados de VFX e de António Carvalho, comandante da Protecção Civil.
O autarca revelou que a edição deste ano conta com seis esperas de touros, mais uma que nos anos anteriores, uma vez que se aproveita o feriado nacional do 5 de Outubro. Destaque ainda para o 42º Salão de Artesanato, que reúne artesões de todo o país no Pavilhão Multiusos. Fernando Paulo destacou dois espetáculos: o de sevilhanas e flamengo, pela dançarina vilafranquense, Beatriz Pelejo, e o concerto intimista da fadista Dora Maria, que vai apresentar em exclusivo um tema gravado em conjunto com os alunos da Escola de Castanheira do Ribatejo.
A Feira de Outubro volta ainda a ser antecedida da semana das tradições e das tertúlias que arranca já amanhã com a Feira das Sopas, no Mercado Municipal, a partir das 18h00, organizada pelo Clube Taurino de Vila Franca de Xira. O “aquecimento para a Feira”, como denominou Fernando Paulo, termina a 28 de Setembro com um sunset, na tertúlia da porta grande. Há ainda tempo para a homenagem a António Ribeiro Telles, a 27 de Setembro na Casa dos Forcados.
A monumental Palha Blanco vai ser palco de três corridas, duas mistas e uma a cavalo. A 1 de Outubro Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr toureiam a cavalo enquanto os matadores Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro “Cuqui” enfrentam os touros a pé. Pegam os forcados de Évora e de Vila Franca de Xira. A 3 de Outubro o palco é da família Ribeiro Telles com uma corrida da Dinastia Ribeiro Telles: António (pai), Manuel, João, António (filho) e Tristão vão ser os cavaleiros a lidar. Pegam os forcados de Vila Franca de Xira. A última corrida trás dois grandes nomes do toureio a pé com Morante de la Puebla e Alejandro Talavante. Rui Fernandes e João Ribeiro Telles são os cavaleiros escolhidos para a última corrida. Pegam os forcados de Vila Franca de Xira e do aposento da Moita. Um dos momentos altos da Feira de Outubro, o Espetáculo dos Recortadores decorre a 7 de Outubro.
Em relação à segurança e prestação de socorro, António Carvalho, comandante da Protecção Civil de VFX revelou que vão estar presentes 144 bombeiros, apoiados por 57 viaturas e ainda uma equipa médica durante os dias das esperas de toiros e 70 bombeiros apoiados por 20 viaturas nos restantes dias. A coordenação do trânsito e da ordem pública fica a cargo da PSP. O comandante explicou que o objectivo é que “todos possam desfrutar da festa em segurança”.
Durante a apresentação do tradicional certame vilafranquense o presidente da Câmara aproveitou para anunciar ainda a aplicação para smartphone “Vila Franca de Xira 365”, que “contém toda a informação do concelho”, explicou o autarca.
O programa integral das festividades pode ser consultado em Município de Vila Franca de Xira (cm-vfxira.pt)