O facto do Sistema de Segurança Interna (SIS) ter aumentando o grau de ameaça terrorista em Portugal para “Significativo”, o terceiro de cinco, pode levar a que algumas corridas de touros possam vir a ter revista aos espectadores.
Fonte da GNR consultada pelo TouroeOuro confirmou esse facto, salientando no entanto que não existe em Portugal algum indício de que o mesmo possa vir a ocorrer, mas por se tratarem de eventos de grande aglomerado de pessoas o mesmo pode vir a ser realizado esporadicamente, ou em corridas de maior fluxo de pessoas.
A realização de revistas iria obrigar a uma maior presença de efetivos policiais e de segurança, o que iria certamente encarecer o custo do espectáculo, em nome da segurança.
A mesma fonte deu como exemplo as Praças de Touros de Santarém e do Campo Pequeno, por ali existirem maiores aglomerados de pessoas e uma maior pluralidade de pessoas a assistir, o que levará certamente a uma maior atenção por parte das autoridades.
De acordo com o que o TouroeOuro apurou, as Praças de Touros estão entre os locais assinalados pelo SIS como possíveis de virem a ser alvo dos terroristas.
Recorde-se que as revistas nas corridas de touros não são algo propriamente novo, a última ocorreu a 7 de Agosto de 2016, aquando da presença do Embaixador dos Estados Unidos, Robert Sherman numa corrida de touros do Campo Pequeno.
Na altura as revistas incidiram sobretudo nas malas das senhoras, sendo que também os repórteres fotográficos foram alvo de revista por parte da PSP.