O Futuro da Festa – Que divulgação dão os Municípios à Tauromaquia?

0

A Tauromaquia foi vista ao longo dos tempos, como um atractivo turístico de cada município onde se integram. Por cada espectáculo, muitas vezes incluído nas programações de Festas e Feiras de cada localidade, esperam-se espectadores vindos de outros pontos do país, sendo por isso um incremento adicional nos sectores da hotelaria e restauração.
Como é sabido por todos, há municípios que contribuem financeiramente para a “manutenção” da tauromaquia, mas há outros, que com ela acabaram ou querem acabar, havendo ainda, os que com ela convivem, tolerem, mas sem apoiar de forma alguma.
Retirando-nos da análise financeira, sabe exactamente, quem (autarquias) considera a tauromaquia, por exemplo na sua página da web?
Lisboa, Santarém, Vila Franca, Coruche, Évora, Moita, Abiul, Chamusca e Montijo como amostra do empenho ou não, das autarquias face à tauromaquia.

  • Praça de Touros do Campo Pequeno

Não tem nenhum tipo de representação na Página Oficial da Câmara Municipal de Lisboa. Consultando-se o link que nos remete para a Cultura, nada surge alusivo ao Campo Pequeno. O Guia da Cidade, muito mais afecta ao turismo, é onde poderá encontrar algo sobre o tauródromo da capital.

Chama-se ainda à atenção, para aquando da realização de corridas, nada há, ou melhor, nada houve de alusivo à realização dos espectáculos.

  • Praça de Touros de Santarém

A Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, é como todos sabem um dos mais icónicos monumentos da cidade escalabitana, não só por ser o maior do país, mas por ser um símbolo forte de uma identidade tão marcante na região.
A Câmara Municipal de Santarém não contempla o tauródromo na sua temática de cultura ou outro qualquer conteúdo, mas, divulga positivamente os eventos tauromáquicos, promovendo-os em simultâneo com as suas feiras e festas, sendo que, recentemente aprovou a reabilitação do interior e exterior do maior tauródromo português.

  • Praça de Touros de Évora

A página virtual da Câmara Municipal de Évora, faz um périplo sobre a história da Arena D’Évora, agora modernizada com a sua própria colaboração, não esquecendo a sua génese.
A ligação desta autarquia ao tauródromo alentejano, passa também pela divulgação de uma vasta agenda cultural, não restrita à tauromaquia.
A cidade que é Património Cultural, tem nas suas páginas dedicadas ao turismo, melhores ou piores alusões à Arena D’Évora.

  • Praça de Touros de Vila Franca

Vila Franca de Xira, vive e respira tauromaquia.
O seu município, venha quem vier para a sua liderança, jamais pode ousar virar a cara à Festa Brava e na verdade, tem sido essa a realidade, apoio incondicional.
A Praça de Touros Palha Blanco não é só um Monumento, é um verdadeiro símbolo da cidade, bem como um motivo de orgulho para todos os vilafranqueses.
A página da Web, é a prova provada do empenho de todos na tauromaquia, contando-se a história da Palha Blanco, sendo também usual a divulgação e até integração directa nos muitos eventos tauromáquicos realizados anualmente.

  • Praça de Touros de Coruche

A Câmara Municipal de Coruche está intimamente ligada à sua Praça de Touros, localizada em zona privilegiada da vila do Sorraia.
Além da sua integração nos conteúdos da sua página de internet, é conhecida a realização de inúmeros eventos apoiados pela autarquia local, no interior e exterior do tauródromo, não só não o renegando, como transformando-o em um dos maiores símbolos do seu município.

  • Praça de Touros do Montijo

O site da Câmara Municipal do Montijo não faz expressiva alusão à Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, mas, não a exclui da sua lista de eventos culturais, sempre que ali há uma corrida de touros.
O tauródromo montijense, está sim listada no site de monumentos portugueses, onde se poderá encontrar e ler um pouco mais sobre a sua origem.

  • Praça de Touros da Moita

A Praça de Touros Daniel do Nascimento, tem representação importante na Página Web da Câmara Municipal da Moita, incluindo-se nos conteúdos dos “locais de interesse” desta página.
Turismo, autarquia e demais sítios de mostras culturais deste município não viram a cara ao tauródromo e seus eventos, exibindo-os com orgulho.

  • Praça de Touros de Abiul

Sendo a Praça de Touros de Abiul um tauródromo de gestão a cargo da Junta de Freguesia, é mais que natural que a Câmara Municipal de Pombal faça honrosa menção ao tauródromo abiulense.
A sua praça de touros, com actividade principalmente nas Festas do Bodo de Abiul, em Agosto, é bem “mimada” e divulgada pela autarquia local.

  • Praça de Touros da Chamusca

À semelhança da Moita ou Vila Franca (entre outras…), a vila da Chamusca goza de apoio importante da Câmara Municipal, bem como de todos os rostos que ao longo dos tempos geriram esta autarquia, encarando a tauromaquia como uma obrigatoriedade quando se fala da cultura local/regional.

Share.