Contrariando aquilo que a sua antecessora, Maria das Dores Meira, previa em 2021, o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, o comunista André Martins, confirmou que a Praça de Touros Carlos Relvas será requalificada, mas ficará sem a possibilidade de realizar espectáculos tauromáquicos, por considerar que as obras que seria necessárias para manter a realização de corridas de touros “têm custos associados muito significativos”.
A confirmação surgiu esta terça-feira, em declarações ao Polígrafo SIC, onde André Martins salientou que apesar do actual estado em que se encontra o tauródromo, “o projeto mantém-se mas, “tendo em conta o estudo que foi feito, [a manutenção da atividade tauromáquica] tem custos associados muitos significativos e a Câmara Municipal, embora continuando a avaliar essas possibilidades, tem uma tendência de evoluir para a requalificação de um espaço podendo não vir a considerar o seu uso para atividade tauromáquica”.
O Polígrafo SIC pretendia avaliar se as imagens publicadas recentemente da Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal, eram verdadeiras, confirmando que as mesmas, trazidas a público pelos eleitos socialistas na Câmara Municipal de Setúbal eram verdadeiras e atestam o estado de degradação do tauródromo.
Inaugurada em 1889, a Praça de Touros Carlos Relvas foi adquiriram pela autarquia setubalense em 2017, com o objetivo de ser transformada num espaço “multiusos para a realização de eventos”, na altura incluindo a tauromaquia.
Para o actual autarca, o estado em que se encontra a Praça de Touros não é preocupante, referindo este que a autarquia se encontra à procura de uma oportunidade para fazer o investimento na requalificação do espaço.
Até ao momento nenhuma associação taurina, sobretudo a Federação Prótoiro, veio reagir às imagens e ao estado de degradação em que se encontra o tauródromo setubalense.