O Partido Socialista (PS) assumiu esta quarta-feira, que no seu entendimento deverão ser os municípios a decidir se o seu concelho pode ou não permitir a realização de espectáculos tauromáquicos, pretendendo por isso colocar a questão em prática na próxima legislatura.
A novidade foi dada na intervenção do deputado socialista Pedro Delgado Alves, durante o debate do Projeto Lei e Resolução da Proteção Animal, apresentada pelo PAN.
Por conhecer fica agora se a intenção será colocar a questão ao nível municipal se nas Comunidades Intermunicipais, o que levaria também a que pudessem vir a existir mudanças na Inspeção Geral das Atividades Culturais.
Embora a assembleia venha a ser dissolvida no próximo dia 15 de janeiro, os deputados tiveram esta quarta-feira um aceso debate sobre a proteção animal, onde foram muitas as referências à tauromaquia.
Pedro Delgado Alves reconheceu que entre o PS são várias as posições entre os deputados, garantindo ainda assim que não será o seu partido a apresentar uma proposta para terminar com a tauromaquia em Portugal.
O Bloco de Esquerda voltou a reafirmar o desejo de terminar com a tauromaquia em Portugal.
A deputada Emília Cerqueira, do PSD referiu que o seu partido é sensível à questão da proteção dos animais, mas também da defesa das tradições, pelo que serão sempre separadas ambas as questões.
O CHEGA voltou a reafirmar o seu apoio à tauromaquia.