Dalila Rodrigues assume Ministério da Cultura

0

O recém empossado Primeiro Ministro, Luís Montenegro, apresentou esta quinta-feira ao Presidente da República a composição do novo Governo, que tomará posse a 2 de abril, e onde salta à vista o nome da nova Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

Com 62 anos, a nova Ministra da Cultura é historiadora, e diretora do Mosteiros dos Jerónimos e da Torre de Belém desde 2019, tendo  sido uma defensora do mecenato e da autonomia dos museus.

Doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, Dalila Rodrigues é professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e professora catedrática convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Entre 2004 e 2007 dirigiu o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), já depois de ter estado à frente do então Museu Grão Vasco, em Viseu (2001-2004). Sob a sua direção, o museu das Janelas Verdes teve obras de restauro, mobilizou mais de 300 mil euros em mecenato, mais do que duplicou as entradas, atingindo pela primeira vez quase 200 mil visitantes, e cresceu em receitas, ultrapassando um milhão de euros em 2006, segundo números então divulgados pelo próprio MNAA.

Foi Diretora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, em 2008.

Foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e, nessa condição, da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo, de 2012 a 2015.

Realizou inúmeros cursos e ações de formação em todo o país, tendo sido formadora da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) em Património Artístico e Museologia, nas bibliotecas de Lamego, Sardoal, Alter do Chão, Marco de Canaveses, Borba, Redondo e Vouzela, entre 1995 e 2001. 

É autora de livros e artigos científicos nas áreas de História da Arte, Património e Museologia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do PRODEP para efeitos de doutoramento e recebeu prémios científicos e distinções pelo seu trabalho académico e percurso profissional.

Sobre a nova Ministra da Cultura não se conhece posição sobre a tauromaquia.

Share.