6º Touro – Joaquim Brito Paes (Fernandes de Castro – 540 quilos)
O mais jovem toureiro em cartel foi quiçá aquele que mais mexeu com o conclave, pelas suas ganas e raça. Esteve bem em compridos, igualmente bem em curtos, saindo a rematar as sortes com uma brega vistosa.
Joaquim Brito Paes – Volta
6ª Pega – GFTT Montijo – Pedro Tavares
A derradeira pega a cargo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, foi consumada ao segundo intento por Pedro Tavares.
Pedro Tavares – Volta
5º Touro – Duarte Pinto (Fernandes de Castro – 575 quilos)
O quinto toiro desta tarde na Amadeu Augusto dos Santos, foi lidado pelo dinástico toureiro Duarte Pinto.
Depois de correctos compridos, Duarte seguiu para uma série de curtos de nota regular, tendo no entanto o seu labor resultado com pouco “impacto” junto do público devido à falta de transmissão do oponente, bem como a um forte toque na montada sofrido pelo ginete e algumas passagens em falso.
Duarte Pinto – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
5ª Pega – GFTT Montijo – Pedro Galamba
A quinta pega das seis destinadas ao Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, foi tentada duas vezes por Tiago Feitor, sendo dobrado com uma tentativa a cargo de Pedro Galamba.
Pedro Galamba – Não foi autorizada volta
4º Touro – Marcos Bastinhas (Fernandes de Castro – 555 quilos)
A Marcos Bastinhas “tocou” lidar um mansote sem potabilidade. O cavaleiro alentejano tentou e andou com galhardia, não se recusando à luta, cravando com atitude, com vivacidade e alegria mas sem brilhantismos, completamente impossibilitados face à condição do oponente.
Marcos Bastinhas – Volta
4ª Pega – GFTT Montijo – Luís Carrilho
Ao cabo actual, Luís Carrilho, coube consumar pega ao segundo intento.
Luís Carrilho – Volta
3º Touro – João Moura Júnior (Fernandes de Castro – 535 quilos)
Mais um toiro de Fernandes de Castro de comportamento similar aos demais saídos à arena até ao momento. Moura Júnior cumpriu com regularidade a colocação da ferragem inicial, bem como em curtas, citando o toiro de largo, fazendo batida ao piton contrário, deixando com correcção as bandarilhas. Também Moura Júnior terminou com um palmo.
João Moura Júnior – Volta
3ª Pega – GFTT Montijo – Márcio Chapa
Márcio Chapa, antigo cabo da formação montijense, concretizou pega à segunda tentativa.
Márcio Chapa – Volta
2º Touro – Filipe Gonçalves (Fernandes de Castro – 530 quilos)
Filipe Gonçalves lidou o segundo Fernandes de Castro da tarde, mesclando momentos de boa brega, com cravagens menos concisas, por vezes saindo das sortes com ligeiros toques nas montadas. A pedido do público deixou com um par de bandarilhas de boa nota, sorte na qual é exímio executante, terminando a sua exibição com um palmito, adornando o cite com balancé.
Filipe Gonçalves – Volta
2ª Pega – GFTT Montijo – Armando Costa
A Armando Costa, também do grupo aniversariante, coube efectivar pega à primeira tentativa.
Armando Costa – Volta
1º Touro – Luís Rouxinol (Fernandes de Castro – 520 quilos)
Vestindo casaca tijolo e ouro, saiu à arena para a lide do primeiro da ordem, o cavaleiro Luís Rouxinol.
O toiro com que se enfrentou serviu até dada ‘altura do campeonato’, sendo depois dos compridos e curtos da praxe, Luís viu a sua tarefa dificultada para deixar o palmo com que viria a terminar a sua actuação. O toiro fechou-se em tábuas, dali não querendo sair…
Luís Rouxinol – Volta
1ª Pega – GFTT Montijo – Joel Palma
A Joel Palma coube efectivar a primeira de seis pegas a cargo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, concretizando-a ao primeiro intento.
Joel Palma – Volta
Cortesias
Montijo. A Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos abre as suas portas para receber a primeira corrida da temporada, bem como a primeira da empresa Toiros com Arte neste tauródromo.
Pela arena e para as habituais cortesias, passaram já os seis cavaleiros pertencentes ao elenco: cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas, João Moura Júnior, Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes, com pegas destinadas – em solitário, ao Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, que esta tarde assinalam o seu 65º Aniversário de Fundação.
Daqui a poucos instantes, saíram da porta dos curros, toiros da ganadaria Fernandes de Castro, sendo o festejo dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, assessorada pelo Médico Veterinário Jorge Moreira da Silva.
O tauródromo montijense, preenche uma lotação que ronda um terço de entrada.
Fotos: João Dinis