Acompanhe em DIRETO a corrida de Santarém

0

6º Touro – João Salgueiro da Costa (sobrero – António Silva – 630 quilos)

De casaca salmão e azabache, João Salgueiro da Costa lidou o sobrero, da ganadaria de António Silva, sobrado de quilos, condicionando a dada altura a sua mobilidade. Ainda assim teve vontade de investir e Salgueiro aproveitou-lhe os predicados, cravando a preceito a costumeira ferragem, comprida e curta. Andou regular e deixou nota de que pode e deve aparecer mais vezes nos elencos das nossas “corridinhas”.

João Salgueiro da Costa – volta não autorizada (saudou)

6ª Pega – GFA Santarém – Francisco Cabaço (volta acompanhada de toda a formação)

A derradeira pega da tarde, como as restantes destinadas ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, foi consumada ao primeiro intento, por Francisco Cabaço, numa excelente função.

Francisco Cabaço – Volta


5º Touro – Miguel Moura (Veiga Teixeira – 530 quilos)

Miguel Moura lidou o quinto toiro da ordem, um astado muito cumpridor e colaborante, da ganadaria Veiga Teixeira. Depois dos compridos, Miguel cravou uma série de curtos, correctos, acompanhados de brega muito e curto, saindo a rematar as sortes, recriando-se em ladeios muito ajustados. Rematou a sua actuação com palmitos.

Miguel Moura – Volta

5ª Pega – GFA Santarém – António Queirós e Melo

António Queirós e Melo, com um brinde prévio ao Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, efectivou pega à primeira tentativa.

António Queirós e Melo – Volta


4º Touro – Francisco Palha – (António Silva – 590 quilos)

Grande lição de Francisco Palha frente ao manso quarto toiro, da ganadaria de António Silva.
Palha iniciou novamente com uma sorte de gaiola, magnificamente interpretada, sendo que logo, logo a seguir o toiro deu evidentes sinais de mansidão, procurando incessantemente a saída da arena. O cavaleiro foi à luta, não desistiu e logrou cravar a ferragem da praxe de muito boa forma, com ofício, conhecimento e muito mérito. Escutou música, diga-se, mais que merecida.

Francisco Palha – Volta

4ª Pega – GFA Santarém – João Faro

João Faro levantou o público pela sua “enorme” pega ao primeiro intento, vestindo, claro está a jaqueta do mais antigo Grupo de Forcados português, o de Santarém.

João Faro – Volta


3º Touro – João Salgueiro da Costa (Veiga Teixeira – 560 quilos)

Actuação muito correcta por parte do seu intérprete, João Salgueiro da Costa.
Salgueiro enfrentou-se com aquele que seria o segundo toiro do seu lote em virtude do seu primeiro, da ganadaria de António Silva se ter lesionado antes mesmo que cravasse o primeiro comprido.
Depois dos compridos sem percalços, Salgueiro seguiu para uma série de curtos deixados de forma clássica, com reuniões muito ortodoxas, num somatório muito coerente.

João Salgueiro da Costa – Volta

3ª Pega – GFA Santarém – Salvador Ribeiro de Almeida

A terceira de seis pegas a cargo dos Amadores de Santarém, esteve por conta de Salvador Ribeiro de Almeida, sendo efectivada ao primeiro intento.

Salvador Ribeiro de Almeida – Volta

Ganadeiro – Veiga Teixeira – Volta

Nota: A Monumental Celestino Graça acabou por compor um pouco mais a sua lotação, chegando a atingir perto de meia casa.


2º Touro – Miguel Moura (António Silva – 620 quilos)

De casaca vinho e ouro, saiu à arena para a lide do mais pesado toiro da corrida, o cavaleiro alentejano Miguel Moura.
Respondendo à sorte de gaiola concretizada por Francisco Palha, Miguel cravou o primeiro comprido da mesma forma, numa boa execução, levando consigo o oponente que de imediato se fixou na montada.
Nos curtos Miguel lidou à moda da “casa”, com brega ladeada, deixando a ferragem com ligeira batida ao piton contrário antes das reuniões. Terminou com dois palmitos e teve também música ao primeiro curto.

Miguel Moura – Volta

2ª Pega – GFA Santarém – Joaquim Grave

Joaquim Grave efectivou a segunda pega da ordem de lide, à terceira tentativa, dobrando a tentativa inicial de Francisco Paulos.

Joaquim Grave – Não deu volta, embora autorizada


1º Touro – Francisco Palha (Veiga Teixeira – 530 quilos)

O espectáculo abriu com chave d’ouro e uma muito boa actuação de Francisco Palha, esta tarde vestido de verde seco e ouro.
O cavaleiro deixou o primeiro comprido em sorte de gaiola, de boa forma, ferro este ao qual foi somado um outro comprido com o mesmo selo de qualidade.
Nos curtos duas fases distintas. A primeira, a citar de largo, com batida ao piton contrário e a segunda, com cite em muita curta distância e uma pronunciada entrada ao piton contrário, em dois ferros mais “tremendistas”.
Em suma, música ao primeiro curto e uma consistente exibição.

Francisco Palha – Volta

1ª Pega – GFA Santarém – Francisco Graciosa

A primeira pega da tarde foi consumada ao primeiro intento pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, Francisco Graciosa.

Francisco Graciosa – Volta


Cortesias

Santarém, 8 de Junho!

O TouroeOuro está em DIRECTO da Monumental Celestino Graça para lhe contar tudo sobre a primeira corrida integrada na Feira Nacional da Agricultura do ano 2024 e à vez, a corrida da CAP, comemorativa também do 60º aniversário de “vida” desta praça de toiros.

Para as tradicionais saudações ao público que preenche um terço de lotação (sensivelmente), estiveram já na arena os cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa, acompanhados pelas respectivas quadrilhas e moços de forcados da única formação acartelada, a de Santarém.

O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Manuel Gama, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.

Fotos: João Dinis

Share.