Estavam em disputa prémios para a melhor lide, melhor pega e ainda, para o melhor toiro, nas categorias de Apresentação e Bravura, entregues da seguinte forma:
- Melhor Lide – Gilberto Filipe
- Melhor Pega – José Pedro Suiças (GFA Montijo)
- Apresentação – Canas Vigouroux
- Bravura – Murteira Grave
7º Touro – António Telles filho (São Martinho – 470 quilos)
Esteve inspirado António Telles filho frente, imagine-se, ao sétimo toiro da corrida, desta feita da ganadaria de São Martinho e que resultou muito sumo pronto a ser bebido pelo jovem toureiro da Torrinha.
Bons compridos e um salto em qualidade para as bandarilhas curtas, toureando ao relantim… Excelentes ferros, rematados com vistosidade, desplantes toureiros e muita graça natural. Grande actuação com epílogo em dois palmitos.
António Telles filho – Volta
7ª Pega – T.T. Montijo – Pedro Tavares
Esta pega, destinada ao Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, foi consumada de caras por Pedro Tavares, ao primeiro intento, num grupo formado com quatro elementos do Grupo de Forcados Amadores do Montijo.
Pedro Tavares – Volta
6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Manuel Veiga – 465 quilos)
Saiu distraído o sexto toiro do espectáculo, um astado com ferro Manuel Veiga, mas que acabaria por se revelar cumpridor e até a transmitir. Rouxinol Júnior, após brindar aos céus, foi à porta dos curros receber o seu oponente, que de imediato não se ligou à montada. Após cravado o primeiro comprido, a lide resultou dinâmica e coerente com o tipo de toureio do jovem ginete. Terminou com um meio par de bandarilhas e um par a rectificar e ainda um palmito de boa nota.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
6ª Pega – GFA Montijo – Filipe Santiago
A sexta pega da tarde foi consumada ao terceiro intento por Filipe Santiago, dos Amadores do Montijo.
Filipe Santiago – Volta
5º Touro – Miguel Moura (J.L.V e Souza D’Andrade -565 quilos)
Miguel Moura teve por diante o quinto toiro da ordem, desta feita da ganadaria de José Luís Vasconcellos e Souza D’Andrade, com mobilidade, algo andarilho e que fez com que Miguel andasse com maior velocidade. Deixou um primeiro comprido em sorte de gaiola, de grande nota, a que se seguiu a restante ferragem deixada com correcção. Epílogo de lide com um palmito.
Miguel Moura – Volta
5ª Pega – T.T. Montijo – Paulo Carvalheira
A Paulo Cavalheira, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo coube pegar ao segundo intento, dobrando a inicial tentativa de João Paulo (saindo lesionado da arena).
Paulo Carvalheira – Volta
4º Touro – Gilberto Filipe (Murteira Grave – 500 quilos)
O cavaleiro Gilberto Filipe assinala nesta corrida, o seu vigésimo ano de alternativa.
O ginete da Atalaia, lidou um toiro da ganadaria de Murteira Grave, diga-se, um excelente toiro, que acudiu ao chamado viesse de onde viesse… Bem o aniversariante a receber o toiro, bem nos compridos e melhor nos curtos, reunindo na perfeição, cravando de alto a baixo. A terminar cravou um violino de nota elevada, bem como uma derradeira bandarilha com a sua montada sem cabeçada. O público ovacionou de pé o triunfo do toureiro da Atalaia.
Gilberto brindou aos dois grupos de forcados, bem como a Luís Rouxinol pai e filho.
Gilberto Filipe – Volta e volta
4ª Pega – GFA Montijo – José Pedro Suiças
Boa pega e sobretudo, muita vontade do cabo José Pedro Suiças em ficar ao primeiro intento na cara do Murteira Grave. Sozinho por muito tempo…
José Pedro Suiças – Volta e volta
3º Touro – Luís Rouxinol (António Silva – 530 quilos)
Era uma estampa de toiro, mas não foi brilhante na colaboração dada ao toureiro de Pegões, ainda assim, Luís Rouxinol não quis defraudar o público da “sua terra” e lutou até ao fim para arrancar “faena”. Deixou a ferragem com mérito e da forma possível, mas digna, escutando música como era de justiça.
Luís Rouxinol brindou aos “céus” e a Gilberto Filipe.
Luís Rouxinol – Volta
3ª Pega – T.T. Montijo – Armando Costa
Armando Costa pegou ao primeiro intento este corpulento toiro de Silva. Vestiu a jaqueta da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.
Armando Costa – Volta
2º Touro – António Telles (Canas Vigouroux – 545 quilos)
Brindando também ao homenageado da tarde, entrou em praça para a lide do exemplar de Canas Vigouroux, o cavaleiro António Palha Ribeiro Telles.
Depois de cumprida a ferragem inicial, Telles deixou uma série de bandarilhas curtas regulares, numa actuação que no computo geral foi cumpridora.
António Telles – Volta
2ª Pega – GFA Montijo – Hélio Lopes
A Hélio Lopes, do Grupo de Forcados Amadores do Montijo, coube efectivar esta pega, fazendo-o à segunda tentativa.
Hélio Lopes – Volta
Nota: Rectifica-se a lotação preenchida para três quartos.
1º Touro – João Moura (Cunhal Patrício – 500 quilos)
Depois de brindar a Gilberto Filipe, João Moura abriu a função com uma actuação cumpridora, dentro do timbre regular, deixando a ferragem da praxe sem problemas de maior, sendo os dois últimos palmitos cravados o melhor da sua exibição.
João Moura – Volta
1ª Pega – T.T. Montijo – Jorge Malagão
A Jorge Malagão coube concretizar a primeira pega da ordem, ao segundo intento, vestindo a jaqueta do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.
Jorge Malagão – Volta
Cortesias
É a mais emblemática data do Montijo!Festas em Honra de São Pedro e uma corrida de touros na Monumental Amadeu Augusto dos Santos, cujo resultado lhe contaremos em rigoroso DIRECTO.
Pela arena passaram já os cavaleiros João Moura, António Telles, Luís Rouxinol, Gilberto Filipe, Miguel Moura, Luís Rouxinol Júnior e António Telles filho, bem como os forcados dos Grupos da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.
O tauródromo montijense regista uma entrada que ronda os dois terços, sendo que o espectáculo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, assessorado pelo Médico Veterinário Jorge Moreira da Silva e começa agora, naquela que é a segunda data depois do adiamento devido ao mau tempo.
Nota: Antes do início do festejo foi guardado um minuto de silêncio em memória de Alfredo Vicente e Manuel Fernandes, bem como foi prestada homenagem ao cavaleiro Gilberto Filipe pelo cumprimento do seu 20º aniversário de alternativa.
Fotos: João Dinis