Nesta noite de toiros com palco em Lisboa, estavam em disputa prémios para o melhor grupo em praça e melhor pega, entregues da seguinte forma:
“Troféu Nuno Megre” para a Melhor Grupo – GFA Santarém
“Troféu João Cortes” para a Melhor Pega – Francisco Cabaço (GFA Santarém)
6º Touro – António Telles filho (M. Grave – 515 quilos)
O capítulo das lides equestres encerrou-se com a exibição do mais jovem toureiro em cartel.
António Telles filho agradou na sua segunda passagem pela arena lisboeta. Cravou com correcção, evoluindo na lide, terminando em muito bom plano, com bons ferros e um toque de classe e elegância.
António Telles filho – Volta
6ª Pega – GFA Montemor – José Maria Cortes Pena Monteiro
Depois de brindar a seu avô, João Cortes e envergando a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, pegou o derradeiro toiro da noite, à segunda tentativa, José Maria Cortes Pena Monteiro.
José Maria Cortes Pena Monteiro – Volta
5º Touro – Marcos Bastinhas (M. Grave – 524 quilos)
Marcos Bastinhas voltou a estar bem frente ao segundo toiro do seu lote.
Bem na fase inicial, dobrando-se com o toiro, deixando bons compridos e nos curtos, muito cumpridor, a deixar a ferragem habitual com dinamismo e alegria, aproveitando as condições do toiro. Terminou com um palmito e um par de bandarilhas.
Marcos Bastinhas – Volta
5ª Pega – GFA Santarém – Joaquim Grave
Joaquim Grave consumou a última das pegas destinadas à formação escalabitana. Fê-lo ao primeiro intento.
Joaquim Grave – Volta
4º Touro – João Moura Júnior (M. Grave – 500 quilos)
Depois de uma primeira actuação improvável, Moura Júnior recuperou ‘sítio’ e voltou a estar igual a si próprio. Bem a receber o Grave, bem nos compridos e curtos, bregando a duas pistas, sempre muito ligado ao toiro. Terminou com duas mourinas de bom nível, recriando-se nos respectivos remates.
João Moura Júnior lidou ao som de um novo pasodoble com o seu nome, cuja partitura lhe foi oferecida no início da corrida.
João Moura Júnior – Volta
4ª Pega – GFA Montemor – Francisco Borges
A Francisco Borges, do Grupo de Forcados Amadores de Montemor coube efectivar a quarta pega da noite, fazendo-o ao primeiro intento.
Francisco Borges – Volta
3º Touro – António Telles filho (M. Grave – 546 quilos)
António Telles filho lidou o terceiro toiro em tom crescente.
O oponente de Murteira Grave cumpriu na sua passagem pelo arena lisboeta e o jovem toureiro, confiando-se a passo, levou a efeito uma boa actuaçao, sobretudo após o equador da mesma, onde deixou ferros de grande nível, terminando com um palmo de elevadíssima nota.
António Telles filho – Volta
3ª Pega – GFA Santarém – Francisco Cabaço
Francisco Cabaço, do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, concretizou pega à primeira tentativa, brindando ao vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Sobre Francisco Cabaço, importa referir, que muito antes que consumasse a função, tinha conseguido colocar todo o Campo Pequeno em pé, pelo muito que aguentou na cara do toiro, muitas vezes sozinho, derrote após derrote, numa longa viagem que a todos emocionou.
Francisco Cabaço – Volta e volta
2º Touro – Marcos Bastinhas (M. Grave – 508 quilos)
Marcos Bastinhas foi receber o oponente à porta gaiola, lidando o toiro desde o primeiro momento em que saiu à arena. Esteve bem, muito bem o dinástico toureiro, sem erros, sem correrias mas com a sua costumeira efusividade sem que fosse levada ao extremo. Bons compridos e curtos, bom violino e com igual qualidade o palmo com que encerrou a sua actuação ovacionada de pé, com justiça por parte do conclave.
Marcos Bastinhas – Volta
2ª Pega – GFA Montemor – António Cortes Pena Monteiro e Joel Santos
António Cortes Pena Monteiro e Joel Santos efectivaram pega de cernelha a este segundo toiro da ordem de lide, consumando à segunda entrada, embora depois de prolongado tempo…
Os dois forcados do Grupo de Montemor brindaram a António José Zuzarte.
António Cortes Pena Monteiro e Joel Santos – Não foi autorizada volta
1º Touro – João Moura Júnior (M. Grave – 536 quilos)
Vestindo a casaca da sua alternativa, recebida das mãos de seu pai, nesta mesma arena, entrou em praça para a lide do primeiro toiro da noite, o cavaleiro João Moura Júnior.
O cavaleiro de Monforte enfrentou-se com um toiro de comportamento complicado, sonso e algo fora da lide, contudo, João Moura Júnior também não terá visto as “coisas claras”, passando algumas vezes em falso, sofrendo alguns toques nas montadas, inclusivamente chegando a cair em consequência de um toque de maior violência contra tábuas. Tudo isto, mesclando-se com a cravagem das bandarilhas da praxe.
A música não lhe foi concedida, bem como a volta à arena.
João Moura Júnior – Volta não autorizada
1ª Pega – GFA Santarém – João Faro
João Faro, dos Amadores de Santarém, consumou ao primeiro intento aquela que foi a pega inaugural da noite, brindada a Nuno Megre e João Cortes.
João Faro – Volta
Cortesias
Será sempre apelidada de Catedral do Toureio a cavalo.
A Praça de Touros do Campo Pequeno, agora renomeada de Sagres Campo Pequeno, inaugura hoje a sua curta temporada, com o primeiro espectáculo de um abono composto por quatro festejos.
Noite quente, muito quente dentro do tauródromo, onde as saudações ao público, por parte de toureiros e forcados já se fez, público esse que preenche a quase totalidade da lotação do Campo Pequeno.
O espectáculo será dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira e pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
Nota: Foram Homenageados as antigas glórias da forcadagem dos Grupos elencados, Nuno Megre e João Cortes.
Tributo por parte da empresa recebeu também o ganadeiro Joaquim Grave, pelo 80º aniversário de fundação da respectiva ganadaria.
O cartel:Praça de Touros: Campo Pequeno (Lisboa)
Cavaleiros: João Moura Júnior, Marcos Bastinhas e António Telles filho
Forcados: Santarém e Montemor
Touros: Murteira Grave
Director de Corrida: Lara Gregório de Oliveira
Médico Veterinário: Jorge Moreira da Silva
Fotos: João Dinis