Esta noite estava em disputa um prémio para a melhor pega, ganho por GFA Monsaraz (2ª pega da noite).
Nota: O Júri foi composto pelos três cabos dos Grupos de Forcados do elenco de hoje.
6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Vinhas – 600 quilos)
Actuação muito redonda de Luís Rouxinol Júnior frente ao último toiro da corrida. Bem a receber à porta gaiola, bem nos compridos mas francamente bem nos curtos, na brega, nos remates sempre muito ligados, com raça, com o seu timbre. Triunfo de Rouxinol Júnior, numa lide brindada a Fermín Bohórquez, mas primeiramente a seu pai, que hoje cumpriu mais um aniversário natalício.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
6ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Académico de Coimbra
A última pega da corrida esteve a cargo de João Tavares, dos Académicos de Coimbra e foi consumada à primeira tentativa.
João Tavares – Volta
5º Touro – Andrés Romero (Vinhas – 555 quilos)
Andrés Romero lidou o quinto, um toiro que foi permitindo tudo, usar e abusar da sua boa vontade.
Romero recebeu o oponente com a sua chaquetilla, como um alarde de rejoneo e sobretudo campero, sendo que deixou com actitude os compridos. Em curtos, destaca-se um bom segundo curto, digno de música sim, mas não de tanto bailado que se haveria de seguir. Dança para cá, passa para lá e o tempo foi-se esgotando em pouco toureio do touro e com todo o respeito, muito mais toureio do público. Depois de se colocar de pés em terra, seguiu para aquilo que foram várias tentativas de uma Mourina… antes disso, um toque pelo exagerado tempo na arena.
Andrés Romero – Volta
5ª Pega – GFA Monsaraz – João Ramalho
João Ramalho pegou o quinto toiro da corrida, ao primeiro intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Monsaraz.
João Ramalho – volta
4º Touro – Duarte Pinto (Vinhas – 680 quilos)
Duarte Pinto regressou ao Campo Pequeno para protagonizar uma actuação muito coerente e correcta. O quarto da ordem deu bom jogo, não complicou e o ginete de Paço de Arcos aproveitou para rubricar uma exibição de bons curtos, com a sua costumeira abordagem dentro dos cânones “antigos”.
Duarte Pinto – Volta
4ª Pega – GFA Coimbra – André Macedo
A segunda e última pega destinada aos Amadores de Coimbra, foi concretizada por André Macedo, à segunda tentativa.
André Macedo – Volta
3º Touro – Manuel Telles Bastos (Vinhas – 615 quilos)
Manuel Telles Bastos lidou o terceiro da noite usando do seu costumeiro classicismo, mas, ainda assim, com algumas intermitências.
Compridos deixados com regularidade e curtos nem sempre cingidos… Houve um ponto alto na sua actuação, não abençoado com a troca de montada, vindo a menos a prestação do cavaleiro da Torrinha.
Manuel Telles Bastos – Volta
3ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Francisco Gonçalves
Os Académicos de Coimbra saíram à arena para a pega do terceiro toiro da noite, sendo que Francisco Gonçalves consumou a função à terceira tentativa.
Francisco Gonçalves – Não deu volta, embora autorizada
2º Touro – João Moura Caetano (Vinhas – 560 quilos)
Com o seu Campo Pequeno, toureou exactamente no Campo Pequeno, João Moura Caetano. Com ele, o seu Campo Pequeno, Caetano triunfou, levando a efeito uma grande actuação em curtas, deixando a ferragem com exactidão e sobretudo, com recurso a uma brega de elevadíssimo nível, sempre muito em curto, “despacito” e com muita classe.
Caetano foi receber o Vinhas à porta gaiola, deixando um bom primeiro comprido e um segundo de muitos quilates, numa lide brindada a Sónia Batista, pela perda recente da sua irmã gémea.
João Moura Caetano – Volta
2ª Pega – GFA Monsaraz – André Mendes
André Mendes, do Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz, efectivou ao primeiro intento a segunda pega da ordem de lide, após brindar à empresa promotora do evento.
André Mendes – Volta
1º Touro – Ana Batista (Vinhas – 550 quilos)
Vestindo casaca rosa velho, surgiu na arena como cavaleira mais antiga em cartel, Ana Batista.
A ginete salvaterrense bem protagonizou a fase de compridos, mantendo o nível em curtos, “defendendo-se” muito bem dos atalhos do oponente de Vinhas. Agradável actuação a abrir praça.
Ana Batista brindou a Fermín Bohórquez.
Ana Batista – Volta
1ª Pega – GFA Coimbra – Pedro Casalta
A Pedro Casalta, dos Amadores de Coimbra, coube efectivar a primeira pega da noite, fazendo-o ao primeiro intento.
Pedro Casalta – Volta
Cortesias
Mais uma noite de toiros em plenos mês de Agosto. O palco é o maravilhoso Campo Pequeno, em Lisboa.
Ambiente e calor naquela que é a segunda corrida do abono da capital portuguesa, sendo que pela arena, nas tradicionais saudações ao público, passaram já os cavaleiros Ana Batista, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Andrés Romero e Luís Rouxinol Júnior, acompanhados das respectivas quadrilhas e também dos moços de forcados dos Amadores de Coimbra, Amadores de Monsaraz e Académicos de Coimbra.
O espectáculo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Manuel Gama, coadjuvado pelo Médico Veterinário Jorge Moreira da Cruz, conta com uma lotação preenchida de três quartos de casa.
Nota: Foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Manuel Rosa ‘Tatá’.
Antes do início do festejo, a empresa promotora do evento, bem como a afición presente no tauródromo, homenageou a família Bohórquez, na pessoa do rejoneador e ganadeiro Fermín Bohórquez.
O Cartel de Hoje:
Praça de Touros – Campo Pequeno (Lisboa)
Cavaleiros – Ana Batista, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Andrés Romero e Luís Rouxinol Júnior
Forcados – Amadores de Coimbra, Monsaraz e Académicos de Coimbra
Touros – Vinhas
Director de Corrida – Manuel Gama
Veterinário – Jorge Moreira da Silva
Lotação – 3/4
Fotos: João Dinis