6º Novilho – Tomás Bastos (Álvaro Núñez – 405 quilos)
Grande início de actuação e um bom prenúncio com o jovem Bastos a ir receber o novilho à porta gaiola com uma larga afarolada e sequência com um soberbo tércio de capote.
Quatro pares de bandarilhas, sendo o primeiro de grande nível ténico e artístico e por fim, uma faena de muleta brindada à sua equipa.
A faena foi recheada de bons momentos, sobretudo com imensa doçura pelo lado esquerdo, onde os naturais resultaram prolongados e de grande nível artístico.
Tomás Bastos – Volta
5º Novilho – Marco Pérez (Álvaro Núnez – 390 quilos)
Brindou ao público e foi esse mesmo público que se levantou a cada série de uma grande faena.
Passes por ambos os lados, mas foi pelo piton direito que alcançou o auge de um labor completo, inteiro, com recursos, com TUDO o que tem um menino prodígio.
Bem de capote e um triunfo em Vila Franca perante um bom novilho.
Marco Pérez – Volta
4 º Novilho – Tomás Bastos (Álvaro Núñez – 410 quilos)
Bem Tomás Bastos com outro novilho de Álvaro Núñez que não ofereceu todas as facilidades.
Tomás, de vestido cinza prata e ouro, deu boa constância do seu toureio repousado sempre que isso foi possível. Faena de mérito e paciência por parte do toureiro vilafranquense, tendo brindado ao seu alternante.
Bem de capote e soberbo de bandarilhas.
Tomás Bastos – Volta
3 º Novilho – Marco Pérez (Álvaro Núnez – 435 quilos)
Foi à base de muito esforço e maturidade toureira, apesar da sua tenra idade, que Marco Pérez, vestido de “azul bebé e ouro” levou a efeito uma faena com conteúdo.
Depois de brindar a Rui Bento, matador de toiros português e à vez conterrâneo de “adopção” do jovem que lhe brindou, Pérez rubricou passes por ambos os pitons a um novilho que claramente não proporcionava ligação, apenas permitindo passes isolados e repito, com o mérito do jovem salmantino.
Bem de capote, ainda que num tércio mais curto…
Marco Pérez – Volta
2º Novilho – Tomás Bastos (Álvaro Núñez – 385 quilos)
Tomás Bastos lidou o segundo, visivelmente de menos abastadas condições que o primeiro, mas ao qual o jovem espada recebeu com veronicas de boa nota.
O vilafranquense conseguiu um dos seus melhores momentos ao deixar dois pares de bandarilhas simplesmente fenomenais, com o novilho a apertar junto a tábuas. O terceiro resultou caído.
Bastos iniciou a sua faena de muleta de joelhos em terra, iniciando o cite no centro da arena, sendo obrigado a encurtar distâncias.
Muito mérito por alturas do equador do seu labor com a flanela rubra, atingindo o ponto alto com duas séries com a mão direita muito cadenciadas, “retirando” do oponente tudo o que havia para sacar. Música e boa nota na sua primeira função.
Tomás Bastos – volta
1º Novilho – Marco Pérez (Álvaro Núñez – 375 quilos)
Vila Franca não é igual a nada e o resto são cantigas, sendo a única praça da actualidade, em Portugal, capaz de “dar” uma ovação prévia aos dois artistas em cartel. Olé!
Marco Pérez esteve qualquer coisa do outro mundo. Completíssimo em capote, recebendo por veronicas e depois chicuelinas e respondendo a um quite de Bastos.
Depois e de muleta, com faena brindada a Tomás Bastos, fez tudo e o impossível, com carte e valor, lidando ao som da Virgen de Macarena, tocada apenas depois da terceira “tanta”, lamentavelmente. Muito muito bom! Faena auspiciosa e um bom novilho de Álvaro Núñez.
Marco Pérez – volta
Cortesias
Começa agora o primeiro de três espectáculos promovidos pela Empresa Tauroleve naquele que se assume como um dos mais importantes palcos tauromáquicos portugueses e aquele que nunca virou a cara ao toureio a pé.
Na Palha Blanco, em Vila Franca, os dois novilheiros “punteros” já fizeram as saudações ao público que nesta noite de Outubro, preenche cerca de dois terços fortes de lotação.
O espanhol Marco Pérez e o português Tomás Bastos lidarão reses de Álvaro Núñez, sendo o festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, assessorado pelo Médico Veterinário Jorge Moreira da Silva.
Começamos!
O cartel de hoje:
Praça de Touros: Palha Blanco (Vila Franca de Xira)
Espadas: Marco Pérez e Tomás Bastos
Novilhos:Álvaro Núñez
Director de Corrida: Fábio Costa
Médico Veterinário: Jorge Moreira da Silva
Lotação: 2/3 fortes
Foto: João Dinis