Portugal, bem como o mundo taurino na sua generalidade, viveram momentos marcantes na temporada.
Foram e são factos que se recordarão para sempre como parte integrante da história nacional e mundial da Festa dos Touros!
– Perú reconhece a tauromaquia como património cultural
O Peru conseguiu blindar a sua tauromaquia como património cultural. A “protecção” foi concedida no mês de Dezembro deste ano e guardará parte da cultura deste lendário país e desta ancestral tradição naquele país da América Latina.
– Parlamento aprova descida do IVA para 6%
Foi uma notícia que deu alento e que deu conta da descida do valor do IVA para 6% no que à tauromaquia concerne. Atrás desta notícia, os aficionados esperam saber como será refletida esta descida no valor dos bilhetes.
– Tragédia rodoviária vítima neto de João Palha Ribeiro Telles
Foi um acidente de viação trágico aquele que vitimou o neto do antigo cavaleiro João Palha Ribeiro Telles.
Vicente Telles Caldeira viria a ser o espelho de uma verdadeira onda de amor em torno da dinástica família toureira. Corria o dia 13 de Novembro de 2024.
– Comunidade de Valencia destruída pela passagem de Dana
A terra natal de Enrique Ponce, Chiva, bem como tantas outras da região de Valencia, ficaram parcialmente destruídas com a passagem da tempestade Dana, vitimando centenas de pessoas.
A ocorrência motivou uma onde de solidariedade por parte do mundo do touro, com a realização de festivais e demais donativos para Valencia.
– Ricardo Levesinho deixa a gestão da Palha Blanco
Foi um exímio empresário em Vila Franca de Xira, mas, embora com direito de opção, não o exerceu, sendo sua decisão deixar a gestão da Palha Blanco.
Ricardo Levesinho terminara um ciclo de quase duas décadas naquele tauródromo.
– Rui Salvador despediu-se das arenas
O cavaleiro lisboeta, mas altamente conotado com Tomar, Rui Salvador, realizou em 2024 as arenas lusas.
A derradeira corrida aconteceu em Vila Franca de Xira, a 8 de Outubro, com mais um triunfo do ginete dos “ferros impossíveis” perante uma casa cheia que o ovacionou de pé.
– Enrique Ponce abriu a Porta Grande de Las Ventas em dia de despedida
O matador de touros Enrique Ponce actuou de forma perfeitamente apoteótica em Madrid.
Na sua despedida do mais importante tauródromo do mundo, saiu em ombros pela Porta Grande.
– Onetoro entra em rota de colisão com Sevilha e Madrid e deixa aficionados às “cegas”
Estalou a bomba e mesmo tendo pago avenças mensais ou anuais, a verdade é que os aficionados não puderam ver as “prometidas e vendidas” feiras de Sevilha e Madrid de fim de temporada.
A Onetoro por seu lado, disse ter prejuízos avultados e não conseguir pagar o custo elevado cobrado pela transmissão das referidas feiras taurinas.
– João Moura sofre aparatosa queda em Sobral de Monte Agraço
O cavaleiro João António Romão de Moura, com mais de sessenta anos de idade, sofreu uma aparatosa queda na Praça de Touros do Sobral de Monte Agraço.
A queda deixou tudo e todos de coração nas mãos pelas eventuais lesões e sua gravidade, afortunadamente não se verificando lesões irrecuperáveis.
– Corrida histórica no Campo Pequeno assinala despedida de Pablo Hermoso de Mendoza e comemoração de 80 anos de fundação do Grupo de Forcados de Lisboa
Foi uma praça esgotada e uma noite para a história. Num só espectáculo, despediu-se o rejoneador navarro Pablo Hermoso de Mendoza, saindo a ombros carregado pelos seus colegas em cartel e não só, bem como se assinalaram os 80 anos de fundação do GFA de Lisboa.
– Alternativa de Tristão Ribeiro Telles e Diogo Oliveira
Uma no início da temporada, em Santarém e outra no fim, em Vila Franca. Falamos das alternativas de Tristão Ribeiro Telles e Diogo Oliveira, respectivamente.
– Hélder Milheiro sai da Prótoiro
Existiu na Prótoiro desde que nasceu e neste 2 de Agosto (2024) anunciou-se a sua saída. Hélder Milheiro não agradou a todos, mas foi o principal rosto da Federação de defesa da festa, sobretudo em actos públicos.
– TouroeOuro desmantela intenção de Peter Janssen saltar à arena de Évora
Era intenção do conhecido anti-taurino Peter Janssen saltar à arena de Évora no dia de despedida de Pablo Hermoso de Mendoza. Os olhos atentos do repórter João Dinis do TouroeOuro não deixou escapar e evitou mais uma “investida” do holandês.
– Demolida estátua de César Rincón na Colômbia
Foi “obra” dos anti-taurinos e proporcionaram imagens chocantes. A estátua de César Rincón presente em frente à Praça de Touros de Bogotá, foi demolida.