Comemoram-se esta terça-feira, 11 de fevereiro, os 100 anos do nascimento de Manuel dos Santos, histórico matador de touros e empresário taurino português.
Nascido em Lisboa, foi no Campo Pequeno que deu os primeiros passos para a tauromaquia, tornando-se bandarilheiro na tarde de 26 de julho de 1944.
A alternativa viria a chegar a 15 de agosto de 1948, na Praça de Touros de Sevilha, depois de no ano antes, no México, ter sofrido a sua primeira grande colhida.
Foi durante toda a sua carreira um dos maiores nomes portugueses do toureio a pé, sendo depois um dos mais bem sucedidos empresários taurinos, sobretudo na Praça de Touros do Campo Pequeno.
Faleceu a 17 de fevereiro de 1973, na sequência de um acidente de viação que sofrera no dia anterior.
Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal da Golegã, e a família do toureiro uniram-se na organização de alguns eventos. Havendo vários momentos de destaque, sobressaem a inauguração da “Casa-Museu Manuel dos Santos”, no Largo da Imaculada Conceição, no dia 15 de fevereiro de 2025, bem como a apresentação da segunda edição do Livro “Manuel dos Santos, O Homem e o Toureiro”, da autoria de Manuel Jorge dos Santos, e a apresentação do documentário sobre o artista, produzido por uma equipa de realizadores mexicanos.
As celebrações iniciam-se no dia 11 de fevereiro, numa iniciativa conjunta da Família de Manuel dos Santos, da Câmara Municipal da Golegã e da Junta de Freguesia da Golegã, onde será homenageado o “ilustre goleganense que se destacou a nível nacional e internacional na arte do toureio a pé, como figura de renome mundial, de grande maestria e inspiração, levando o nome da Golegã aos quatro cantos do Mundo”, salienta a autarquia da Golegã.
Ao longo do ano serão ainda realizadas diversas iniciativas, que se irão desenrolar ao longo de todo o ano na Golegã e noutros pontos do país.