A obra de requalificação da envolvente da Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, inaugurada no passado sábado, 5 de abril, a anteceder a corrida das Festas de São José, que havia sido adiada em virtude do mau tempo, deixou antever um ambicioso projeto que a Câmara Municipal de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia têm para o local.
José Miguel Noras, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, e antigo autarca, congratulou-se com a realização desta obra, que permitiu requalificar o espaço, dignificando-o, mas sobretudo tornando-o mais atrativo pra a população.
O antigo Presidente da Câmara de Santarém recordou que as autarquias devem realizar “e obras de interesse público que sirvam às populações e respondam a problemas que sejam significativamente marcantes”, algo que considera que se passava na envolvente da Praça de Touros, pois “a poeirada que no verão que fustigava os pátios escolares, e, por outro lado, no inverno, o lamaçal que aqui implicava”, era algo incomodativo para as pessoas, e que agora foi devidamente regularizado.
Demonstrando gratidão “a quem trabalhou aqui de forma intensa”, na manutenção do espaço, mas também da Praça de Touros que celebrou 60 anos no passado ano, José Miguel Noras, que recordou que a Misericórdia, celebra este ano os seus 525 anos, assinalados a 10 de junho, está disponível para trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal de Santarém na requalificação da Celestino Graça, com o objetivo de a modernizar e tornar mais atual, dado assim continuidade ao projeto que foi já apresentado e que prevê a cobertura da Praça de Touros e transformação num moderno multiusos.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, declarou-se “muito feliz”, por poder estar a “viver um momento importante para o concelho”, que permite que as pessoas que frequentam o espaço e as zonas envolventes tenham agora melhores condições para o fazerem.
Agradecendo aos projetistas da obra, os arquitetos Pedro Gouveia e João Dias, o autarca recordou que além da requalificação do piso, foram também plantadas dezenas de árvores na zona envolvente da Monumental Celestino Graça, que tornam o espaço agora mais harmonioso.
Este projeto está também inserido na requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara, para onde a autarquia tem “um projeto exigente”, que irá intervir nos vários hectares do “coração de Santarém”.
“Temos aqui condições que a todos obviamente têm que se orgulhar”, concluiu João Teixeira Leite.






