6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (J. Carvalho – 515 quilos)
Outro touro com “requintes de manso” e uma lide carregada de mérito por parte do ginete.
Bem a mexer com o toiro e a tentar que não se aconchegasse em tábuas. Bem nos compridos e curtos, sendo “obrigado” a cravar um violino de recurso de muito boa nota, um ferro a sesgo e um palmito.
Luís Rouxinol Júnior – Volta


6ª Pega – GFA Cartaxo – José Oliveira
A sexta e última pega da noite, foi consumada por José Oliveira, dos Amadores do Cartaxo, ao segundo intento.
José Oliveira – Volta

5º Touro – Miguel Moura (J. Carvalho – 555 quilos)
Miguel “sorteou a rolha” de serviço. Este quinto toiro de Jorge de Carvalho não quis nunca outra coisa que não fosse sair da arena, barbeando-se constantemente pelas tábuas, buscando fuga… Miguel fez o que pôde, cumprindo mais que dignamente, deixando a ferragem da ordem com qualidade e alguns detalhes da brega que gosta de executar, embora sem que se alcançasse o ponto artístico que se desejaria devido à total ausência de potabilidade do oponente.
Miguel Moura – Volta


5ª Pega – GFA Coimbra – Paulo Barros
Pega consumada ao primeiro intento pelo forcado Paulo Barros, do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra.
Paulo Barros – Volta

4º Touro – Filipe Gonçalves – (J. Carvalho – 505 quilos)
O quarto toiro da ordem saiu andarilho e com alguma dificuldade de fixação para a cravagem dos compridos, complicando os primeiros momentos da actuação de Filipe Gonçalves, contudo e já em curtos, o ginete subiu de categoria, levando a efeito uma exibição em que deu primazia à brega, com o seu habitual dinamismo e diversidade de movimentos. O toiro “não tinha muito”, o muito foi colocado por Filipe Gonçalves.
O cavaleiro brindou a Vítor Ribeiro presente entre barreiras.
Filipe Gonçalves – Volta


4ª Pega – GFA Moita – Tiago Silva
A segunda e derradeira pega a cargo dos Amadores da Moita, foi concretizada por Tiago Silva, ao primeiro intento.
Tiago Silva – Volta

3º Touro – Luís Rouxinol Júnior (J. Carvalho – 595 quilos)
Vestindo casaca verde com bordado a ouro, saiu à arena para o corpulento terceiro toiro do festejo, o cavaleiro Luís Rouxinol Júnior.
Depois de cumprida com eficácia a ferragem inicial, Rouxinol Júnior seguiu para uma série de curtos de boa nota, com corretas e valorosas reuniões, numa lide com mérito no computo geral.
Luís Rouxinol Júnior – Volta


3ª Pega – GFA Cartaxo – Bernardo Sá
Os Amadores do Cartaxo indicaram para a cara do toiro, o forcado Bernardo Sá, numa efetivação à primeira tentativa. Pega brindada à Junta de Freguesia de Abiul.
Bernardo Sá – Volta

2º Touro – Miguel Moura (J. Carvalho – 520 quilos)
Pois que “este” Miguel Moura não está para “brincadeiras”. Pode com tudo e hoje voltou a poder e muito em Abiul. O primeiro comprido em sorte de gaiola, sem reparos e com o toiro a perseguir a montada com afinco e uma série de curtos, colossais, acompanhados de uma brega ladeada, à Moura, não menos agigantada. Lide de muita qualidade.
Miguel Moura – Volta


2ª pega – GFA Coimbra – Henrique Góis
Henrique Góis, consumou pega ao primeiro intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Coimbra.
Henrique Góis – Volta

1º Touro – Filipe Gonçalves – (J. Carvalho – 515 quilos)
Filipe Gonçalves lidou o primeiro toiro das Festas do Bodo deste ano 2025, marcando uma vez mais presença numa praça onde raramente falta nas suas temporadas. O toureiro do Algarve esteve em plano agradável, deixando ferros com batida ao piton contrário, surgindo em curtas com piruetas antes e depois das sortes.
Escutou música nesta sua passagem pela arena abiulense.
Filipe Gonçalves – Volta


1ª Pega – GFA Moita – Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues, enfrentou a primeira pega da noite, mas sobretudo enfrentou uma primeira tentativa com muitos derrotes e alguma violência. Consumou pega ao terceiro intento.
Carlos Rodrigues – Volta

Cortesias
Festas do Bodo de Abiul e uma vez mais, noite de Festa e de exaltação à tauromaquia.
O ambiente descontraído é a marca da casa. As cortesias já se fizeram.
Pela arena abiulense, passaram já os três cavaleiros anunciados, nas tradicionais saudações a um público carinhoso com os toureiros.
Filipe Gonçalves, Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior passaram pela arena, bem como, perfilados estiveram os Forcados dos Grupos de Moita, Coimbra e Cartaxo.
Lidar-se-ão touros de Jorge de Carvalho.
O espectáculo será dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Sandra Strecht, coadjuvada pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.
O mais antigo tauródromo português regista uma entrada que ronda os três quartos de casa.



Fotos: João Dinis