Prémio para a melhor pega para:
Nesta noite estava em disputa um prémio para a melhor pega, sendo vencedor a pega realizada por Francisco Patanita, do Grupo de Beja

8º Touro – António Telles filho (Vinhas – 685 quilos)
António Telles filho lidou o último de oito toiros nesta noite longa de Agosto…
Telles andou a “mais”, confiando-se ao longo lide, evoluindo com o toiro. Os derradeiros ferros curtos foram os melhores da sua estadia na arena, deixando ambiente na lide que marcou o epílogo deste festejo.
António Telles filho – Volta


8ª Pega – GFA Beja – Miguel Pavia
A derradeira pega da noite, foi tentada por duas vezes por Fernando Caixinha, dos Amadores de Beja, tendo que ser dobrado por Miguel Pavia, com mais uma tentativa.
Miguel Pavia – Não deu volta, embora autorizada

7º Touro – António Prates (Sobrero – Vinhas – 580 quilos)
Bem nos compridos, mas iniciar a fase de curtos com um forte toque na montada, recuperou sitio e seguiu com uma boa lide, dobrando-se bem com o toiro, deixando boas bandarilhas, saindo sobretudo muito bem a rematar as sortes. Ladeou com estética e poderio.
António Prates – Volta


7ª Pega – GFA Real Moura – Rui Branquinho
Boa pega ao primeiro intento, pelo Grupo de Forcados Real de Moura. Pegou de caras Rui Branquinho.
Rui Branquinho – Volta

6º Touro – Joaquim Brito Paes (Vinhas – 650 quilos)
Em virtude do toiro a lidar por António Prates se ter lesionado na sua saída à arena, trocou-se o turno, lidando nesta ocasião Joaquim Brito Paes.
Depois dos bons compridos, Brito Paes deixou curtos de boa nota, numa lide pautada pelo contorno de obstáculos impostos pelo toiro de Vinhas que de quando em vez buscava tábuas.
Joaquim Brito Paes – Volta


6ª Pega – GFA Monforte – Luís Vieira
A sexta pega da noite, foi concretizada à terceira tentativa por Luís Vieira, do Grupo de Forcados Amadores de Monforte.
Luís Vieira – Volta

5º Touro – Andrés Romero (Vinhas – 630 quilos)
Andrés Romero lidou aquele que ate ao momento foi o mais colaborante toiro da noite, com som, mobilidade e vontade. Romero não desperdiçou as qualidades do oponente, desenvolvendo uma actuação em crescendo, com maior destaque por altura das bandarilhas curtas. Destaca-se o último ferro como o de maior qualidade e os ladeios na brega, vistosos e com o poder da sua montada Fuente Rey.
Andrés Romero – Volta


5ª Pega – GFA São Manços – Duarte Teles
Duarte Teles consumou à primeira tentativa a pega deste toiro, vestindo a jaqueta alentejana dos Amadores de São Manços.
Duarte Teles – Volta

Ganadeira – Volta
4º Touro – Manuel Telles Bastos (Vinhas – 605 quilos)
Boa actuação de Manuel Telles Bastos frente ao quarto toiro de oito que esta noite sairão à arena.
O primeiro comprido cravado em sorte de gaiola, deu o mote a uma boa sequência de curtos, à “moda antiga” e com timbre clássico como é apanágio deste dinástico toureiro.
Manuel Telles Bastos – Volta


4ª Pega – GFA Beja – ´Francisco Patanita
A Francisco Patanita coube concretizar a primeira pega a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Beja. Consumou à primeira tentativa.
Francisco Patanita – Beja

3º Touro – Filipe Gonçalves (Vinhas – 580 quilos)
Filipe Gonçalves lidou o terceiro Vinhas da noite que, como os demais estava bem apresentado, deixando-se lidar… Filipe cumpriu com a ferragem inicial, para logo depois deixar uma série de curtas com batidas ao piton contrário, melhorando a qualidade ao longo da sua estadia na arena. Terminou com dois palmitos.
Filipe Gonçalves – Volta


3ª Pega – GFA Monforte – Gonçalo Parreira
A Gonçalo Parreira, do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, coube efetivar pega ao quinto intento.
Gonçalo Parreira – Não deu volta

2º Touro – Ana Batista (Vinhas – 655 quilos)
No ano em que comemora vinte cinco anos de alternativa, Ana Batista veio ao Campo Pequeno para triunfar. Bem nos compridos e a ganhar mais terreno nos curtos… Deixou bandarilhas após boas reuniões, alegrando com a sua graciosidade todos os seus movimentos na arena.
Foi aplaudida de pé.
Ana Batista – Volta


2ª Pega – GFA Real Moura – Gonçalo Caeiro
Gonçalo Caeiro consumou pega ao primeiro intento, vestindo a jaqueta do Real Grupo de Moura.
Gonçalo Caeiro – Volta

1º Touro – João Pamplona (Vinhas – 695 quilos)
Cedendo o turno, Ana Batista apadrinhou a confirmação de alternativa do jovem João Pamplona.
O açoreano lidou em crescendo, evoluindo no conceito… Depois de cumprida a ferragem inicial, seguiu para uma série de curtos que resultaram correctos, uma actuação que no geral foi cumpridora.
João Pamplona – Volta


1ª Pega – GFA São Manços – Martim Moreno
Brindando aos presidentes de câmara aqui presentes esta noite, tentou pega o forcado Manuel Trindade, saindo inanimado da arena, conduzido à enfermaria.
Com mais duas tentativas, Trindade foi dobrado pelo forcado Martim Moreno.
Martim Moreno – Não deu volta, embora autorizada

Cortesias
Terceira de quatro corridas no Campo Pequeno.
A praça da capital portuguesa, voltou a abrir portas para receber um cartel composto pelos cavaleiros Ana Batista, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, João Pamplona, Andrés Romero, António Prates, Joaquim Brito Paes e António Telles filho e pelos Grupos de Forcados Amadores de São Manços, Real de Moura, Monforte e Beja.
Lidar-se-ão OITO touros da ganadaria Vinhas.
As cortesias já se fizeram, num festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Rúben Fragoso, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
A corrida cujos resultados o TouroeOuro lhe contará em rigoroso DIRETO, começa agora, sendo que o tauródromo regista uma entrada que ronda a meia casa forte.



Fotos: João Dinis