Por: André Azevedo
A aldeia das Caneiras, em Santarém, transformou-se no centro das tradições e costumes ribatejanos para acolher a primeira edição do festival Raízes Vivas, no sábado 27 de setembro. A iniciativa foi organizada pelo chef Rodrigo Castelo em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Câmara Municipal de Santarém, a Associação Amigos das Caneiras e a Associação Cultural da Ruralidade, Costumes e Tradições.
O certame juntou largas centenas de pessoas, que nem com a chuva que o furacão Gabriel trouxe à Lezíria arredaram pé das celebrações das tradições e costumes ribatejanos. O festival contou com uma romaria a cavalo até às Caneiras, após a missa que marcou o arranque da iniciativa. Durante a tarde celebrou-se as tradições tauromáquicas com uma corrida de touros. O ponto alto foi o jantar, servido por 13 chefes recorrendo a produtos autóctones como o touro bravo, o arroz carolino das lezírias, os legumes locais, bem como o siluro e outros peixes do Tejo.
Em declarações ao TouroeOuro, Rodrigo Castelo fez um balanço positivo da primeira edição do certame, destacando a adesão das pessoas aos conceitos promovidos pelo festival. O chef destacou também o trabalho da associação Amigos das Caneiras, que foram “incansáveis”.


















