Foram duas retiradas inesperadas, ou nem tanto, sobretudo no segundo dos casos. Marcos Bastinhas e João Silva “El Juanito” anunciaram paragens nas respectivas carreiras.
No caso de Marcos Bastinhas, nada o faria prever. O dinástico toureiro actuou em Lisboa e pouco depois dessa sua exibição polémica, anunciou que deixaria as lides, por tempo indeterminado e o motivo por si descrito: depressão.
No caso de Juanito tudo era mais expectável. O matador de toiros, com poucos e inexpressivos compromissos, sentiu que estava na hora de reequacionar, frisando apesar de tudo, que não era uma retirada definitiva.
De forma inesperada, deixou as arenas o diestro mexicano Joselito Adame e de forma anunciada, Javier Castaño e Cayetano Rivera Ordoñez.
No entanto e pese embora o atrás descrito, o momento mais impactante da temporada 2025, foi vivido aquando do corte de coleta de José António ‘Morante de La Puebla’ em Madrid, no passado dia 12 de Outubro. O mundo taurino parou…
Falando em Madrid, não poderíamos deixar passar a retirada de “cena” do popular Florito e por cá, a despedida na última corrida de Évora, de Marco José, depois de 30 anos de alternativa.

