Numa organização da Câmara Municipal da Golegã, com os apoios da Junta de Freguesia da Azinhaga e da Associação Touro à Corda, a Azinhaga, receberá de 26 a 28 de abril, a primeira edição do Festival do Campino, realizado com o objetivo de “homenagear o homem campestre guardador de touros que faz da vasta lezíria ribatejana o seu local de eleição, e dar a conhecer ao visitante momentos que fazem parte deste mundo que transmite emoção preservando a tradição.”
Durante os três dias de festa haverá entrada e largada de touros, condução de cabrestos, perícia e corrida de campinos, picaria à vara larga, touro à corda, exposições, mostra de artesanato, tasquinhas, fogo de artificio, desfile Etnográfico e Encontro de Fandango dinamizado pelo Rancho ” Os Campinos da Azinhaga” com declamação de Raul Caldeira, atuação da Banda da Sociedade de Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro e muito mais.
Os dias vão sempre terminar com animação noturna que inclui: atuação na sexta 26 de Las Rocieras da Golegã, concerto com Mala Conexion e Dj C Mike. No sábado 27 concerto com Bellota Trompetera e DJ Stefan da Silva. No domingo dia 28 concerto da fadista Beatriz Pimentel acompanhada na guitarra portuguesa por João Vaz e na viola de fado por Alexandre Silva.
Na componente religiosa do evento destaca-se no domingo de manhã no Adro da Igreja Matriz da Azinhaga a Bênção dos Campinos e Animais a que se segue a Homenagem aos Campinos na Rotunda do Campino.
As diferentes atividades decorrem pelas Ruas da Azinhaga, no Miradouro, na Rua Principal, Largo da Praça, e Recinto de Provas.