Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Rouxinol Júnior ganha troféu e lida os vencedores Branco Núncio e Veiga Teixeira

Rouxinol Júnior ganha troféu e lida os vencedores Branco Núncio e Veiga Teixeira

0
By Solange Pinto on 22 de Abril, 2024 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A corrida com palco em São Manços (Évora), realizada na tarde deste sábado, certamente perdeu público por se ter realizado fora de data. Recorda-se que, tradicionalmente realizada no Domingo de Páscoa, esta data preenche cerca de três quartos fortes ou mesmo cheia à vista, desta feita, caindo a lotação para cerca de dois terços.

Com direcção de António Santos e assessoria veterinária de Ana Gomes, foi por diante um espectáculo que, confesso, me agradava em cartel por estar implícita competição.

Pois assim não foi. Tom murchito durante toda a tarde, onde o mais quente foi mesmo o clima. Os toureiros estiveram, até tentaram tudo, mas o tudo soube a pouco e com escassez de tempero.

Esse tempero poderia e deveria ter vindo do elenco granadeiro, com reses bem apresentadas e que “vinham bem” a um concurso na praça em questão.

Sagraram-se vencedores os ferros de Veiga Teixeira em apresentação, e Branco Núncio, em bravura.

Rouxinol Júnior lidou os dois e ganhou também ele o troféu para o melhor cavaleiro em praça.

Antes da resenha, resumidíssima de cada um dos intervenientes, há que salientar que a moura não se pode exigir que toureie como Rouxinol e vice-versa.

Miguel Moura lidou por esta ordem os estados de Passanha, Ascensão Vaz e Luís Rocha.

Frente ao primeiro andou muitíssimo bem, com o tipo de lide que lhe é característica, com ladeios, cravagens após batidas ao píton contrário e remates das sortes. Apesar de ser uma boa actuação, não rompeu em triunfo.

Frente ao segundo, um bonito jabonero, andou discreto e da forma que o oponente permitiu, visto que complicava e veio substancialmente a menos… Com a sua última montada subiu o nível, mas já na recta final da sua actuação terminada com dois palmitos e brega a duas pistas.

Frente ao terceiro do seu lote, um bom comprido em sorte de gaiola e, rachou-se o toiro, procurando tábuas incessantemente, obrigando Miguel a cravar grande parte da ferragem a sesgo.

Luís Rouxinol Júnior foi o eleito da tarde, mas atenção que o “trono” foi ganho pela sua exibição frente ao último, o exemplar de Branco Núncio. Bem a receber à porta gaiola, bem nos compridos e curtos e sobretudo, no conceito de lide e par de bandarilhas com que encerrou a tarde.

Da mesma maneira que encerrou a tarde, também a iniciou, ou seja, recebendo o Veiga Teixeira à porta gaiola. A actuação seguiu entre oscilações, mas com a costumeira raça do ginete de Pegões.

O segundo do seu lote, desta feita da ganadaria de Calejo Pires, foi complicado a todos os níveis, apenas permitindo ao jovem toureiro uma lide “asseada”, com a ferragem da praxe deixada de forma regular.

As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de São Manços e Coruche.

Pelos Amadores de São Manços, foram na linha da frente: Diogo Coutinho (à segunda); Duarte Teles (à primeira) e Manuel Trindade (à primeira).

Pela formação de Coruche, a função foi aberta pelo cabo João Tomás (à primeira); António Tomás (à segunda) e João Prates (à terceira).

O festejo terminou com um emotivo e perigoso momento protagonizado pelo toiro de Branco Núncio. O astado perseguiu a montada do jovem Rouxinol e chegou mesmo a entrar na zona do pátio de cavalos, sendo dali retirado por Luís Rouxinol, que diligentemente se agarrou ao rabo do toiro, conduzindo-o novamente à arena.

Felizmente, tudo não passou de um grande susto.

Fotografias: João Dinis (CLIQUE PARA AUMENTAR)

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Warning: Cannot find any file for partial: partials/single/post-footer in /home/touroeou/public_html/wp-content/themes/smart-mag/lib/core.php on line 443
Pesquisa
Mais recentes...

Luque e Rufo cortam as únicas orelhas da tarde em Sevilha

9 de Maio, 2025

Talavante corta duas orelhas em Madrid e abre Porta Grande de Las Ventas

9 de Maio, 2025

Mini-Feira Taurina de Zamora apresentada oficialmente

9 de Maio, 2025

Última Hora: Santo Isidro inaugura com uma colhida aparatosa

9 de Maio, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.