O 64º Concurso de Ganadarias de Évora, premiou da seguinte forma as reses em competição (júri: Tertúlia Tauromáquica Eborense)
- Apresentação – Palha
- Bravura – Murteira Grave
6º Touro – António Telles filho (Murteira Grave – 545 quilos)
António Telles filho lidou o último da tarde, um Murteira Grave com as suas teclas.
O jovem toureiro da Torrinha andou de forma irregular, passando algumas vezes em falso, sendo que as reuniões também nem sempre ortodoxas. Ainda assim, actuação com música.
António Telles filho – Não deu volta, embora autorizada
6ª Pega – GFA Évora – António Prazeres
António Prazeres efectivou pega ao terceiro intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Évora.
António Prazeres – Não deu volta, embora autorizada
5º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Palha – 605 quilos)
Excelente toiro de Palha. Bonito toiro de Palha. Bem Luís Rouxinol a aproveitar o toiro que se arrancava de todos os terrenos, com alegria, vontade e som… Destacam-se os terceiro e quarto ferros, com batida ao piton contrário.
Luís Rouxinol – Volta
5ª Pega – GFA Montemor – José Maria Cortes Pena Monteiro
Um hino à arte de pegar toiros. José Maria Cortes Pena Monteiro efectiva um ‘pegão’ ao primeiro intento, deixando a Arena D’Évora em pé. Vestiu, claro está, a jaqueta dos Amadores de Montemor.
José Maria Cortes Pena Monteiro – Volta
Campinos – Volta
4º Touro – Miguel Moura (Passanha – 540 quilos)
Saiu à arena o toiro de Passanha com lide destinada a Miguel Moura.
Miguel andou em tom médio frente a um toiro que efectivamente foi reservado e com complicadas condições de lide, ainda assim, o ginete andou longe do seu melhor, deixando a ferragem da praxe, consentindo alguns toques nas montadas…
Miguel Moura – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
4ª Pega – GFA Évora – Ricardo Sousa
A quarta pega da tarde, foi consumada ao terceiro intento, por Ricardo Sousa, dos Amadores de Évora.
Ricardo Sousa – Não deu volta, embora autorizada
3º Touro – António Telles filho (Partido de Resina – 580 quilos)
Mais um toiro de ferro espanhol e mais um toiro com escassez de potabilidade. António Telles filho andou bem, entendendo bem o toiro, deixando a ferragem da praxe com correcção, mas sem brilhantismos.
António Telles filho – Volta
3ª Pega – GFA Montemor – Vasco Ponce
A segunda pega a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, foi destinada a Vasco Ponce e concretizada à segunda tentativa.
Vasco Ponce – Volta
2º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Adolfo Martín – 530quilos)
Como clara resposta a Miguel Moura, Luís Rouxinol foi receber o Adolfo Martín à porta dos curros. O toiro não se interessou de imediato e seria esta a tónica dominante do astado, negando-se à luta. Rouxinol esteve bem face à matéria-prima que tinha por diante, cravando a maioria a sesgo, deixando os dois últimos desta forma, mas com muita valentia.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
2ª Pega – GFA Évora – João Pereira e João Madeira
João Madeira e João Pereira tentaram por vezes consumar a pega deste toiro, escolhendo a sorte de cernelha. Os derrotes violentíssimos “obrigaram” a desfazer a dupla, sendo que a pega foi considerada consumada com mais duas entradas, a cargo de …
Não foi autorizada volta
1º Touro – Miguel Moura (Miura – 624 quilos)
A Miguel Moura coube lidar o toiro da quiçá mais lendária ganadaria mundial. O toiro de Miura, feiote e andarilho, foi cumpridor ‘q.b.’ para que o toureiro alentejano desse um bonito “ensaio de muleta”, templando a sua investida, adornando-se nos remates das sortes, a duas pistas. Terminou com dois palmitos de nível, numa actuação de muito boa nota, à qual o público não respondeu como deveria… Miguel abriu com uma sorte de gaiola.
Miguel Moura – Volta
1ª Pega – GFA Montemor – Francisco Borges
A Francisco Borges coube abrir a tarde no que a pegas concerne. Pegou ao segundo intento, brindando a Pedro Tavares, antigo elemento do GFA de Montemor.
Francisco Borges – Volta
Cortesias
Arena D´Évora!
Uma das datas mais importantes do calendário taurino português e em simultâneo, o regresso do TouroeOuro à mais relevante praça do Alentejo para que em rigoroso DIRECTO lhe conte tudo o que acontecer no Concurso de Ganadarias de Évora.
À arena, como verdadeiras estrelas do elenco, sairão toiros das ganadarias Miura, Palha, Partido de Resina, Murteira Grave, Passanha e Adolfo Martín.
As cortesias já se fizeram, nelas perfilando-se os cavaleiros Miguel Moura, Luís Rouxinol Júnior e António Telles filho, bem como os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Évora.
O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico António Santos, assessorado pela Médica Veterinária Ana Gomes.
A Arena D’Évora regista uma entrada que ronda os três quartos de lotação preenchida.
Fotos: João Dinis