6º Touro – Tristão Ribeiro Telles (M. Grave – 545 quilos)
Tristão Ribeiro Telles lidou o último toiro de uma tarde já com tons de noite… Após brindar a seu tio João e seu primo João, seguiu para uma lide que decorreu em crescendo e a passo… após uma ou outra passagem em falso, foi consolidando a sua passagem pela arena coruchense, deixando bandarilhas de bom nível, destacando-se o terceiro curto pelo cingimento da reunião.
Tristão Ribeiro Telles – Volta
6ª Pega – GFA Coruche – António Tomás
A António Tomás coube colocar epílogo à encerrona a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coruche. O irmão do cabo que hoje se despediu, consumou pega à segunda tentativa.
António Tomás – Volta
5º Touro – Miguel Moura (M. Grave – 470 quilos)
Miguel Moura lidou o quinto toiro da ordem, outro toiro que serviu, mas que no que concerne a trapio, esteve “pobrezinho”. Pois bem, Miguel andou com muita solvência, com bom gosto, protagonizando uma actuação com fio condutor e sobretudo, em crescendo. Lidou “à moda da casa”, com primazia à brega, ladeada e cravou com preceito. Saiu a rematar as sortes de forma muito arrimada e à vez, muito candenciada.
Miguel Moura – Volta
5ª Pega – GFA Coruche – João Mesquita
A João Mesquita coube efectivar a quinta pega da ordem, consumando-a ao segundo intento.
João Mesquita – Volta
4º Touro – Marcos Bastinhas (M. Grave – 460 quilos)
De casaca preta e ouro, regressou à arena para a lide do quarto da ordem, um Grave mais rematado que os demais, Marcos Bastinhas.
Depois da ferragem inicial, Bastinhas levou a efeito uma lide de dois distintos momentos. O mais “sério”, no qual atacou o toiro vindo de largo, reunindo com modos e correcção e outro, mais entusiasta e efusivo, com piruetas, levadas e um palmo à meia volta. Terminou com um par de bandarilhas deixado ao segundo intento, rectificando o meio par deixado anteriormente.
Marcos Bastinhas – Volta
4ª Pega – GFA Coruche – Martim Tomás
A quarta pega do festejo foi efectivada ao terceiro intento por Martim Tomás, exibindo o forcado, a jaqueta dos Amadores de Coruche.
Martim Tomás – Volta
3º Touro – Tristão Ribeiro Telles (M. Grave – 465 quilos)
Tristão surgiu em Coruche pela porta da substituição e não foi uma substituição qualquer, foi “tao-só” de seu tio António Telles.
Gozando da mesma popularidade que os restantes Telles (nesta praça), Tristão levou a efeito uma actuação recheada de carisma e movimento, bem como de alegria e poder de comunicação com as bancadas. Depois dos compridos, seguiu para uma série de curtos dos quais se destaca o terceiro pela reunião cingida. Os restantes chegaram com força à bancada mais pela forma como partiu para o “pequenote” de Grave, do que propriamente pelos cumprimento dos preceitos.
Tristão Ribeiro Telles – Volta
3ª Pega – GFA Coruche – Bruno Feijoca
Bruno Feijoca, vestindo a jaqueta dos Amadores de Coruche, efectivou boa pega à primeira tentativa.
Bruno Feijoca – Volta
2º Touro – Miguel Moura (M. Grave – 450 quilos)
Toiro escorrido e com trapio apenas nos limites do suficiente… mais que isso, não transmitiu, proporcionando a Miguel Moura, uma lide morna, sem romper, em que apenas cumpriu com a cravagem dos ferros da praxe. Em escassas oportunidades, um “cheirinho” de brega a duas pistas e o primeiro comprido tentado em sorte de gaiola, acabando por não ficar.
Lide com música, brindada ao Grupo de Forcados de Coruche.
Miguel Moura – Volta
2ª Pega – GFA Coruche – João Prates
Com um brinde endereçado à edilidade local, João Prates consumou a sua primeira pega como Cabo, ao segundo intento.
João Prates – Volta
1º Touro – Marcos Bastinhas (M. Grave – 480 quilos)
Actuação sem música e sem brilhantismos.
Marcos Bastinhas chegou com boas intenções, indo receber o oponente à porta gaiola, contudo o toiro viria a revelar-se complicadote, ainda que não fosse impossível a sua lide. Depois dos compridos, durante os quais Marcos consentiu um fortíssimo toque na montada, seguiu para curtos, poucos, terminando com um palmito adornando o cite com muitas piruetas e levadas.
O toiro adiantava-se, era bonito embora de trapio questionável.
Marcos Bastinhas – Volta
1ª Pega – GFA Coruche – José Macedo Tomás
José Macedo Tomás, actual Cabo da formação coruchense, realizou a sua última pega como cabo do Grupo de Coruche. Fê-lo ao primeiro intento, brindando a seus pais.
José Macedo Tomás despediu-se, passando o testemunho a João Prates, novo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
José Macedo Tomás – Volta e volta
Cortesias:
Calor, muito calor em Coruche.
O TouroeOuro está em DIRECTO da vila do Sorraia para lhe contar tudo o que acontecer naquela que é a data mais emblemática deste tauródromo.
Em praça, Marcos Bastinhas, Miguel Moura e Tristão Ribeiro Telles (substituindo o anunciado António Ribeiro Telles), bem como os forcados, actuais e antigos, do Grupo de Coruche, que hoje fará a mudança de cabo.
As saudações ao público que preenche cerca de três quartos de lotação (ainda entram muitos espectadores) já se fizeram, aguardando-se agora a saída à arena do primeiro toiro da tarde, que como os restantes pertence à ganadaria de Murteira Grave.
O espectáculo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário José Luís Cruz, começa agora!
Nota: Antes do término de cortesias, foi prestada Homenagem a José Macedo Tomás, cabo actual da formação coruchense.
O cartel de hoje:
Praça de Touros: Coruche
Cavaleiros: Marcos Bastinhas, Miguel Moura e Tristão Ribeiro Telles
Forcados: Coruche
Touros: Murteira Grave
Director de Corrida: Ricardo Dias
Veterinário: José Luís Cruz
Lotação: 3/4 fortes
Fotos: João Dinis