6º Touro – António Telles filho – (Veiga Teixeira – 455 quilos)
O primeiro comprido deixado por António Telles filho foi em sorte de gaiola, de bom nível e a criar ambiente para a restante boa actuação do jovem toureiro.
Bons curtos resultantes de boas reuniões e bom conceito de lide, frente a um toiro voluntarioso. Epílogo com um palmo de muito boa nota.
António Telles filho – volta
6ª Pega – GFA Coruche – Tiago Gonçalves
A derradeira pega da noite, esteve por conta de Tiago Gonçalves, dos Amadores de Coruche, sendo consumada à segunda tentativa.
Tiago Gonçalves – Volta
5º Touro – Miguel Moura (Campos Peña – 475 quilos)
A Miguel Moura coube lidar o terceiro Campos Peña da noite e não foi abençoado. O toiro com escassez de força e manso não permitiu muito a Miguel que de tudo tentou para lograr uma boa exibição, contudo apenas pôde brilhar por alturas do primeiro comprido deixado em sorte de gaiola.
Miguel Moura – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
5ª Pega – GFA Moita – Fábio Silva
João César, dos Amadores da Moita tentou por uma vez a pega deste toiro, sendo dobrado com mais três intentos por Fábio Silva.
Fábio Silva – Não foi autorizada volta
4º Touro – Emiliano Gamero (Veiga Teixeira – 460 quilos)
Emiliano Gamero enfrentou-se com um toiro de Veiga Teixeira que muito emprestou à sua lide cheia de vivacidade e ‘aires mexicanos’. Com a sua costumeira alegria e sentido de espectáculo, Gamero saiu à arena da Daniel do Nascimento trazendo ganas e foi isso que aqui deixou. Cumprida a ferragem inicial, seguiu para curtos lidando à ‘su manera’, cravando mais do que de forma ortodoxa, com vontade, embrenhando a sua actuação em ritmo e adornos aos quais o público correspondeu. Bem nos violinos com que se encerrou a sua estadia na arena.
Emiliano Gamero – Volta
4ª Pega – GFA Ribatejo – Ricardo Regueira
Ricardo Regueira consumou ao primeiro intento a pega do quarto da ordem, representando o Grupo do Ribatejo.
Ricardo Regueira – Volta
3º Touro – João Moura Caetano (Veiga Teixeira – 465 quilos)
A terceira actuação esteve a cargo de João Moura Caetano, frente a um colaborante toiro de Veiga Teixeira, que andou com alegria e que exibiu mobilidade e “som”.
Depois de bons compridos, Caetano trouxe à arena a sua montada-estrela Campo Pequeno, com ele deixando apenas uma bandarilha curta. Trocou de montada novamente e deixou mais uma serie de curtas acompanhadas de uma brega poderosa, ladeada, com vistosidade e harmonia. Boa actuação que agradou ao conclave.
João Moura Caetano – Volta
3ª Pega – GFA Moita – Carlos Domingos
A terceira pega da noite esteve nas “mãos” de Carlos Domingos, dos Amadores da Moita, sendo concretizada à segunda tentativa.
Carlos Domingos – Volta
2º Touro – Manuel Telles Bastos (Campos Peña – 535 quilos)
O segundo toiro da noite foi na realidade o terceiro por se ter trocado o turno de actuações. Manuel Telles Bastos lidou um Campos Peña que inicialmente serviu melhor que o anterior e que proporcionou uma boa fase de compridos. Em curtos, viria a rachar-se cedo, procurando tábuas, obrigando o ginete a cravar a derradeira ferragem a sesgo, numa passagem pela Moita em timbre regular.
Manuel Telles Bastos – Volta
2ª Pega – GFA Coruche – João Prates
A segunda pega da noite, foi consumada pelo Cabo dos Amadores de Coruche, João Prates, à primeira tentativa.
João Prates – Volta e nova chamada à arena
1º Touro – Gilberto Filipe (Campos Peña – 480 quilos)
A Gilberto Filipe coube abrir a colorosa noite de toiros, fazendo-o tendo por diante um toiro de Campos Peña mansote, procurando tábuas a todo o instante… Não foi fácil superar as dificuldades impostas pelo oponente e muito menos colocar consigo um público que em alguns momentos se mostrou inquieto com o mau jogo do touro. Gilberto conseguiu a proeza de deixar ambiente, cravando uma série de bandarilhas de boa nota, culminando com um violino e por último, uma curta sem cabeçada.
Gilberto Filipe – Volta
1ª Pega – GFA Ribatejo – Leandro Madragoa
Vestindo a jaqueta dos Amadores do Ribatejo, saiu para a cara do primeiro toiro, Leandro Madragoa, consumando ao segundo intento.
Leandro Madragoa – Volta
Cortesias
Terceira corrida da Feira Taurina da Moita 2024.
A Daniel do Nascimento volta a abrir portas para receber um espectáculo de cartel diversificado, de seis distintos cavaleiros: Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Emiliano Gamero, Miguel Moura e António Telles filho. As pegas estarão por conta dos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Moita e Coruche, com toiros de Veiga Teixeira e Campos Peña.
A noite está mais quente que as anteriores deste certame, sendo que o tauródromo conta com dois terços de lotação preenchida.
O espectáculo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
Começamos agora a contar-lhe tudo!
O Cartel de Hoje:
Praça de Touros: Daniel do Nascimento (Moita)
Cavaleiros: Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Emiliano Gamero, Miguel Moura e António Telles filho
Forcados: Ribatejo, Moita e Coruche
Touros: Veiga Teixeira e Campos Peña
Director de Corrida: Ricardo Dias
Veterinário: Jorge Moreira da Silva
Lotação: 2/3
Fotos: João Dinis