6º Touro – António Telles filho (Fontembro – 505 quilos)
Actuação mais alegre e desenvolta do jovem Telles filho, rubricando frente ao último toiro da noite, uma exibição agradável. Bem nos compridos e curtos, reunindo a preceito e mexendo no oponente com conhecimento. Rematou as sortes, terminando com um palmito de boa nota.
António Telles filho – Volta


6ª Pega – GFA Montijo – Ricardo Parraxo
A Ricardo Parraxo coube encerrar o capítulo dedicado às jaquetas de ramagens, sendo esta a ramagem rubra pertencente aos Amadores do Montijo. Pega consumada ao primeiro intento.
Ricardo Parraxo – Volta

5º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Fontembro – 480 quilos)
Rouxinol Júnior foi receber o quinto toiro e segundo do seu lote à porta gaiola. Outra saída desconectada com o binómio cavalo-cavaleiro, mas Rouxinol rapidamente agarrou “as rédeas” da função e fez prova viva de que um manso tem lide. Desde muito cedo que o Fontembro procurou tábuas e não querendo muitos capotes na arena, foi o seu valor a imperar, retirando de tábuas o astado e cravando de alto a baixo, com mérito. Algumas das sortes foram sesgadas e repito, com mérito. O público reconheceu e muito ovacionou.
Luís Rouxinol Júnior – Volta


5ª Pega – T.T.Montijo – Jorge Mourão
Pela Tertúlia Tauromáquica do Montijo, foi na linha da frente o forcado Jorge Mourão, tentando por três vezes a pega deste toiro, saindo lesionado da arena. Com mais uma tentativa outro forcado rumo à enfermaria e; outra tentativa e outro forcado com o mesmo destino. Houve ainda a tentativa de cernelha, sem sucesso. Toiro com pega não consumada.
4º Touro – Miguel Moura (Fontembro – 480 quilos)
Miguel Moura lidou o quarto, ligeiramente diferente em comportamento relativamente ao primeiro do seu lote, mas, ainda assim permitindo ao toureiro alentejano rubricar uma muito boa “faena”. Miguel cravou o primeiro comprido em sorte de gaiola, sem reparos, sendo que nas curtas voltou a optar pelo “signo da casa”, andando em curtas cercanias, muitas vezes como se de uma muleta se tratasse. Rematou todas as sortes com gosto, como de resto foi toda a sua exibição.
Miguel Moura – Volta


4ª Pega – GFA Moita – João César
Ao forcado João César coube efetivar pega do quarto toiro da ordem, fazendo-o ao terceiro intento. Note-se que as suas prestações individuais tiverem valor, faltando o grupo fechar com correção.
João César – Volta

3º Touro – António Telles filho (Fontembro – 510 quilos)
António Telles filho trouxe outro conceito, o terceiro distinto da noite, ou seja, um tom mais clássico… Telles andou regular em toda a função, cumprindo nesta sua passagem pela arena montijense, embora sem alardes de triunfo. Lide ao som da música, justa, mas função que veio a menos nas derradeiras curtas que por mais que uma ocasião teimavam em não ficar, facto que o jovem Telles atribuiu à própria ferragem.
António Telles filho – Volta


3ª Pega – GFA Montijo – João Pedro Suiças
Com a jaqueta dos Amadores do Montijo, foi para a cara do terceiro toiro da noite, o cabo, João Pedro Suiças, concretizando pega à primeira tentativa.
João Pedro Suiças – Volta

2º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Fontembro – 530 quilos)
Luís Rouxinol Júnior foi receber o segundo toiro da noite à porta gaiola, sendo que o astado não se ligou de imediato à montada. Logo que se deu conta da presença do artista e montada, perseguiu-os com emoção, mantendo-se assim na primeira metade da função. Rouxinol aproveitou a “parte boa”, lutando após esta fase com um toiro parado no momento da reunião. Terminou com um palmito deixado após um outro que não ficou.
Luís Rouxinol Júnior – volta


2ª Pega – T.T.Montijo – Luís Carrilho
Luís Carrilho, cabo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, efetivou pega à primeira tentativa, acabando por dar volta com o primeiro ajuda.
Luís Carrilho – Volta

1º Touro – Miguel Moura (Fontembro – 480 quilos)
Actuação irrepreensível do cavaleiro Miguel Moura frente ao primeiro toiro de Fontembro da calorosa noite de toiros.
Bem nos compridos, mas soberbo em curtas, levando o toiro embebido na sua montada-estrela, ladeando com uma plasticidade e beleza indescritível. Cravou de alto a baixo, saiu as rematar as sortes e aproveitou todo o “sumo” que o oponente tinha para si.
Miguel Moura – Volta


1ª Pega – GFA Moita – João Pedro Pombinho
A pega inaugural da função, foi consumada ao primeiro intento pelo forcado João Pedro Pombinho, vestindo a jaqueta dos Amadores da Moita.
João Pedro Pombinho – volta

Cortesias
O TouroeOuro está de regresso aos DIRETOS sobretudo naquelas que são as datas mais icónicas da temporada portuguesa, como é o caso da Corrida integrada nas Festas de São Pedro, no Montijo.
As cortesias já se fizeram, juntando na arena para as tradicionais saudações ao público que preenche cerca de meia casa, os cavaleiros Miguel Moura, Luís Rouxinol Júnior e António Telles filho, bem como os forcados dos Grupos dos Amadores da Moita, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.
A noite está quente e convidativa, sendo o espetáculo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Rúben Fragoso, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.


Fotos: João Dinis