6º João Ribeiro Telles (sobrero – Lima Cabral)
João Ribeiro Telles “esperou” que o sobrero lhe trouxesse sorte, mas ironia do destino, ao toiro não se lhe arrancava um passe. Encostou-se a tábuas, visivelmente debilitado e ali ficou. Telles não teve opções mais que deixar a ferragem “mínima” possível.
João Ribeiro Telles – Não deu volta embora autorizada


6ª Pega – GFA Beja – António Aleixo e Nuno Vitória
Devido às condições do toiro, a pega foi consumada de cernelha pela dupla de cernelheiros António Aleixo e Nuno Vitória.
António Aleixo e Nuno Vitoria – Não deram volta, embora autorizada

5º Touro – Miguel Moura – (Lima Cabral)
Grande, enorme actuação – outra vez – de Miguel Moura.
Este toiro, longe de ser como o seu primeiro, que se atravessava e complicava o momento do ferro, foi perfeitamente lido pelo cavaleiro de Monforte.
Bem nos compridos, a resolver e nos curtos, enorme, mas enorme de verdade, a ladear com poder, filtrando a investida do toiro, ou seja, templando na verdadeira acepção da palavra. Terminou a lide com um palmito de escândalo e a noite, arrisco em dizer já, foi dele.
Miguel Moura – Volta


5ª Pega – GFA Beja – Manuel Maria Vicente
A quinta pega da ordem, foi consumada por Manuel Maria Vicente, do Grupo de Forcados Amadores de Beja, ao terceiro intento.
Manuel Maria Vicente – Volta

4º Touro – Francisco Palha – (Lima Cabral)
Depois de um ferro deixado por João Telles e por se ter inutilizado, foi devolvido aos currais aquele que seria o quarto toiro do festejo.
Trocou-se o turno e tocou a Francisco Palha lidar em quarto lugar, tendo por diante um toiro que cedo desenvolveu vontade de não deixar os terrenos de tábuas, obrigando Palha a expor-se e arriscar para retirar pelos seus próprios meios o touro do local onde estava fixado.
Lide com mérito.
Francisco Palha – Volta


4ª Pega – GFA Moura – José Maria Costa Pinto
Pega concretizada ao primeiro intento, por José Maria Costa Pinto, vestindo a jaqueta do Real Grupo de Moura.
José Maria Costa Pinto – Volta

3º Touro – Miguel Moura – (Lima Cabral)
Soberba atuação de Miguel Moura, esta noite, em Moura, frente ao terceiro bom toiro de Lima Cabral. Exibição completa, com princípio, meio e fim, com tudo…
Miguel cravou o primeiro comprido em sorte de gaiola. Ferro exímio. Voltas e mais voltas com o toiro a colocar mais e mais “mudanças”… Outro bom comprido e como se isto não bastasse, todo um recital de toureio, de bom toureio. O conceito é o seu, mas as regras e os mandamentos, todos lá. Bregou a ladear, rematou da mesma forma, reuniu como ditam os livros… Terminou com um palmito e a cada ferro, o público em pé.
Miguel Moura – Volta


3ª Pega – GFA Moura – Alexis Lafond
A segunda pega a cargo do Real Grupo de Moura, esteve por conta de Alexis Lafond, sendo concretizada à segunda tentativa.
Alexis Lafond – Volta

Ganadeiro – Volta
2º Touro – Francisco Palha – (Lima Cabral)
Francisco Palha lidou o segundo astado da corrida, muito idêntico em comportamento ao primeiro, da mesma ganadaria Lima Cabral.
Tal como o seu antecessor, Palha lidou em crescendo, cravando a preceito a ferragem da praxe, terminando com um violino e palmito de boa nota.
Francisco Palha – Volta


2ª Pega – GFA Beja – Fernando Caixinha
Vestindo a jaqueta de Beja, Fernando Caixinha efectivou pega à primeira tentativa.
Fernando Caixinha – Volta

1o Touro – João Ribeiro Telles – (Lima Cabral)
A João Ribeiro Telles coube encetar as actuações equestres da noite, enfrentando-se com um primeiro toiro de Lima Cabral rematado e que transmitiu, sobretudo na primeira metade da sua estadia na arena. Telles lidou de menos a mais, deixando a ferragem de forma correta mas sem deslumbrar.
João Ribeiro Telles – Volta


1ª Pega – GFA Moura – João Ferreira
A primeira pega da noite foi tentada e consumada à primeira tentativa pelo forcado João Ferreira, do Real Grupo de Moura.
João Ferreira – Volta

Cortesias
O TouroeOuro está hoje em DIRETO da Praça de Touros de Moura, no Alentejo, de forma a contar-lhe em tempo real tudo o que acontecer numa das mais emblemáticas datas desta zona do país.
Em praça estiveram já para as tradicionais cortesias, os cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Miguel Moura, este último substituindo o inicialmente anunciado Marcos Bastinhas.
Perfilados estiveram também os forcados do Real Grupo de Moura e Amadores de Beja.
O festejo de hoje será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Domingos Jeremias, assessorado pelo Médico Veterinário José Miguel Guerra, sendo que o tauródromo regista uma entrada que ronda os dois terços de lotação preenchida.



Fotos: João Dinis