6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Foro do Almeida – 530 quilos)
Luís Rouxinol Júnior lidou o sexto toiro da ganadaria Foro do Almeida, quiçá o mais complicado da noite. Rouxinol foi receber o astado à porta dos curros, levando-o consigo, para depois deixar com correcção dois compridos. Nos curtos lidou em crescendo, com raça e tornou, deixando um terceiro curto de grande nota.
Luís Rouxinol Júnior – Volta


6ª Pega – GFA Ribatejo – Rafael Costa
Ao actual cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo coube consumar a pega do sexto toiro. Rafael Costa pegou ao primeiro intento.
Rafael Costa – Volta

5º Touro – João Ribeiro Telles – (Foro do Almeida – 500 quilos)
Outro triunfo numa noite de bom toureio. João Ribeiro Telles esteve francamente bem frente ao quinto toiro da ordem e não foi só, mas também pelo último ferro deixado com o seu “Ilusionista”, com uma forte batida ao piton contrário. Telles agigantou-se antes, logo no inicio da fase de bandarilhas, deixando-as de alto a baixo, antes com a ligeira e subtil batida e tudo isto acompanhado de brega ladeada, vistosa e colocou de imediato o público no bolso.
João Ribeiro Telles – Volta


5ª Pega – GFA Ribatejo – Dario Silva
Brindando ao antigo cabo do Grupo, Joaquim José Penetra, Dário Silva consumou pega à primeira tentativa.
Dario Silva – Volta
Ganadeiro – Volta

4º Touro – João Moura Caetano – (Foro do Almeida – 555 quilos)
Bem, muito bem esteve João Moura Caetano frente ao quarto toiro da ordem de lide, colaborante como os demais saídos à arena até ao momento.
Depois de uma boa fase de compridos, Caetano desenvolveu em curtos uma “faena” brilhante, sempre muito em curto, lidando na verdadeira aceção da palavra, reunindo com poderio, saindo a rematar as sortes de forma muito vistosa e poderosa. Montou o “grande” Campo Pequeno.
João Moura Caetano – Volta


4ª Pega – GFA Ribatejo – Pedro Espinheira
Ao terceiro intento pegou o antigo cabo dos Amadores do Ribatejo, Pedro Espinheira.
Pedro Espinheira – Volta

3º Touro – Gilberto Filipe (Foro do Almeida – 480 quilos)
Gilberto Filipe protagonizou uma boa actuação frente ao terceiro toiro do Foro do Almeida, também ele colaborante e a permitir o sucesso do ginete da Atalaia.
Depois dos compridos, iniciou com curtos corretos, sendo o momento alto, aquele em que crava um violino e um muito bom ferro curto, este último sem cabeçada. O público reagiu ovacionando de pé.
Gilberto Filipe – Volta


3ª Pega – GFA Ribatejo – Leandro Catrapombo
A Leandro Catrapombo coube efectivar à primeira tentativa a pega deste touro, representando claro está, os Amadores do Ribatejo.
Leandro Catrapombo – Volta

2º Touro – Ana Batista (Foro do Almeida – 490 quilos)
Depois de um primeiro comprido descaído, tudo o resto foi uma atuação de verdadeiro luxo, com Ana Batista a brilhar ao mais alto nível na praça da sua terra, na corrida onde comemora os seus 25 anos de Alternativa.
A série de curtos deixados foram irrepreensíveis na colocação, nos tempos, nas reuniões e remates. Exibição de muitos quilates, muita classe, fazendo jus à sua carreira.
Ana brindou ao seu marido, Orlando Vicente e aos “céus”.
Ana Batista – Volta e saudação


2ª Pega – GFA Ribatejo – André Laranjinha
Ao primeiro intento, vestindo a jaqueta dos Amadores do Ribatejo, pegou André Laranjinha, na mesma noite em que se despede das arenas.
André Laranjinha – Volta e volta

1º Touro – Luís Rouxinol (Foro do Almeida – 520 quilos)
Actuação agradável por parte do mais antigo cavaleiro em cartel.
O primeiro toiro da ganadaria anunciada, de Foro do Almeida cumpriu nesta sua passagem pela arena, proporcionando aliás momentos de emoção aquando da sua saída dos curros, perseguindo a montada de Luís Rouxinol como se “não houvesse amanhã”. O cavaleiro de Pegões aguentou, ouvindo na ocasião a primeira ovação da noite. Tudo o resto decorreu em bom tom, com ladeios, boas sortes e um palmito e um muito bom par a finalizar.
Exibição brindada a Ana Batista.
Luís Rouxinol – Volta


1ª Pega – GFA Ribatejo – Ricardo Regueira
Também brindando a Ana Batista, o Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo consumou ao primeiro intento a primeira de seis pegas a seu cargo, pelos braços de Ricardo Regueira.
Ricardo Regueira – Volta

Cortesias
O TouroeOuro está hoje em DIRETO da Praça de Touros de Salvaterra de Magos, naquela que é a corrida de comemoração do 25º ano de Alternativa de Ana Batista.
Além da ginete, actuam ainda os cavaleiros Luís Rouxinol, Gilberto Filipe (em substituição de Marcos Bastinhas), João Moura Caetano, João Ribeiro Telles Luís Rouxinol Júnior.
Para as pegas dos toiros da ganadaria de Foro do Almeida, estará o Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, que em solitário pegará nesta noite, comemorando o seu 120º aniversário de fundação, sendo que para o efeito, se fardaram antigos e atuais elementos da formação.
As cortesias já se fizeram, sendo que o tauródromo regista uma entrada que ronda a casa praticamente cheia. O festejo será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Marco Cardoso, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.



Biografia Ana Batista
Ana Batista é a segunda cavaleira de Alternativa em Portugal.
Nascida em Salvaterra de Magos (Santarém), filha de João Batista e Guilhermina Marramaque, foi em casa de Mestre David Ribeiro Telles que deu os primeiros passos na profissão que desde cedo mostrou querer abraçar.
A montar desde dos 6 anos de idade, foi aos dez anos que se estreou em praça, na praça da sua terra natal, numa Garraiada da Sardinha Assada.
A menina que havia nascido a 18 de Junho de 1978, nunca mais deixaria o mundo dos touros.
A 30 de Junho de 1994 actuou a primeira vez no Campo Pequeno, tendo por diante um toiro de praticamente 600 quilos, da ganadaria de Herdeiros de Maria do Carmo Palha.
Pouco depois actuaria em Pamplona, onde cortou duas orelhas, sendo que no dia seguinte actuaria, também com sucesso, em Saint Marie de La Mer, em França.
Aos 18 anos integrou o “Quarteto das Amazonas”, ainda integrado pelas rejoneadoras Nathali, Raquel Orozco e Patrícia Péllen.
Muitos triunfos depois, recebeu alternativa das mãos de Conchita Citrón, a tão desejada alternativa. Aconteceu no dia 8 de Julho, em Coruche, tendo por diante um toiro da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.Hoje, assinala e comemora o seu 25º ano de Alternativa, actuando uma vez mais na Praça de Touros de Salvaterra de Magos.
Fotos: João Dinis