Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Quatro corridas e um festival na temporada do Montijo

Quatro corridas e um festival na temporada do Montijo

0
By Redação on 23 de Janeiro, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A Temporada Taurina de 2026 na Monumental Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, foi oficialmente anunciada e apresenta-se como um ciclo estruturado, exigente e profundamente ligado à identidade taurina da cidade. Sob a responsabilidade do empresário José Maria Charraz, a programação assume como linhas orientadoras a qualidade dos espetáculos, o respeito pela história da praça e a valorização dos seus protagonistas.

Em comunicado, a empresa responsável sublinha que esta temporada “foi pensada ao detalhe, profundamente enraizada na identidade taurina da cidade e orientada por uma visão exigente de qualidade, continuidade e respeito pela história da praça”, reafirmando ainda “um compromisso claro com a dignificação do espetáculo e o reforço do papel do Montijo no panorama taurino nacional”.

A abertura da temporada acontece no sábado, dia 21 de fevereiro, com o Festival Taurino de Beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo. Segundo o comunicado, esta data assume um simbolismo especial, uma vez que “representa a ligação histórica e indissociável entre a Festa Brava e a sua dimensão solidária”, num momento em que a tauromaquia “se coloca ao serviço da comunidade, sem abdicar da exigência artística e do rigor”.

No sábado, dia 16 de maio, a Monumental recebe a Tradicional Corrida de Toiros integrada na Feira do Porco 2026, uma das mais emblemáticas do calendário local. A organização destaca tratar-se de “uma corrida que faz parte da memória coletiva da cidade”, onde “a festa popular e a festa brava caminham lado a lado”, afirmando-se como um dos pontos altos da temporada.

O mês de junho será marcado pelas Festas de São Pedro, com a realização de duas Corridas de Toiros nos dias 26 e 28. Estas datas, refere o comunicado, são historicamente sinónimo de praça cheia e grande emoção, colocando a Monumental “no centro das atenções, num período em que o Montijo vive intensamente a sua cultura, as suas tradições e a sua paixão taurina”.

Setembro traz uma das principais novidades da temporada, com a realização da Primeira Feira Taurina Montijense, nos dias 25, 26 e 27. Esta iniciativa pretende afirmar-se como uma aposta abrangente na promoção da cultura taurina, integrando espetáculos, gastronomia, arte taurina e convívio. A empresa salienta que a feira se assume como “um verdadeiro ponto de encontro para aficionados, tertúlias, famílias e todos aqueles que vivem a tauromaquia como património cultural”. Integrada neste certame, regressa no domingo, dia 27, a Corrida das Tertúlias Tauromáquicas do Montijo, recuperando “um dos momentos mais simbólicos da vivência taurina local” e reforçando o papel do associativismo na dinâmica da praça.

A encerrar, o comunicado refere que a Temporada Taurina de 2026 foi desenhada “com profundo respeito pelos valores do passado e pela história da Monumental do Montijo”, mas também com uma visão clara de futuro, onde a qualidade e a centralidade do público assumem um papel prioritário. O Montijo prepara-se, assim, para viver “um ano taurino intenso, emotivo e estruturante”, reafirmando a Monumental Amadeu Augusto dos Santos como uma referência incontornável da tauromaquia portuguesa.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Feira Nacional do Cavalo lamenta morte de D. Francisco Mascarenhas

10 de Março, 2026

Solange Pinto: “Ser mulher na tauromaquia foi diferente, mas nunca me fez recuar”

9 de Março, 2026

Ventura corta única orelha da tarde em Castellón

9 de Março, 2026

Porque os cartoons também são liberdade de expressão

9 de Março, 2026

Morreu aos 99 anos D. Francisco de Mascarenhas

8 de Março, 2026

Terna a ombros em Illescas mas Ventura corta quatro orelhas e dois rabos

8 de Março, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Feira Nacional do Cavalo lamenta morte de D. Francisco Mascarenhas

10 de Março, 2026

Solange Pinto: “Ser mulher na tauromaquia foi diferente, mas nunca me fez recuar”

9 de Março, 2026

Ventura corta única orelha da tarde em Castellón

9 de Março, 2026

Porque os cartoons também são liberdade de expressão

9 de Março, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.