6º Touro – António Núncio – (J. Carvalho – 550 quilos)
António Núncio lidou o último toiro da noite, cumprindo com regularidade este seu compromisso alcacerense. O jovem toureiro, lidou com “corte” clássico, deixando de forma correcta a ferragem da praxe, rematando algumas das sortes.
António Núncio – Volta
6ª Pega – GFA Lisboa – Nuno Fitas
Coube a Nuno Fitas encerrar o capítulo das pegas, consumando à segunda entrada, vestindo a jaqueta dos Amadores de Lisboa.
Nuno Fitas- Volta
5º Touro – Francisco Núncio – (J. Carvalho – 600 quilos)
Francisco Núncio lidou o mais pesado da corrida, algo reservado sobretudo na fase primeira, fazendo com que Núncio demorasse a acoplar-se à investida do oponente. Quando a simbiose de deu, lidou em crescendo, reunindo com precisão, saindo a rematar as sortes de boa forma.
Francisco Núncio – Volta
5ª Pega – GFA Montemor – Vasco Ponce
A derradeira pega destinada aos Amadores de Montemor, brindada ao Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, foi efectivada por Vasco Ponce ao primeiro intento.
Vasco Ponce – Volta
4º Touro – Emiliano Gamero – (J. Carvalho – 545 quilos)
Bom toiro da ganadaria de Jorge de Carvalho e um toureiro por diante que prima pela diferença e pela quebra da ortodoxia…
O toureiro actuou em crescendo, a evoluir com o toiro, a vibrar e a fazer vibrar o público. Bons curtos, com uma brega irreverente e um violino que acabou por “terminar” de explodir o público.
Emiliano Gamero – Volta
4ª Pega – GFA Lisboa – Duarte Mira
A quarta pega da ordem de lide, foi consumada por Duarte Mira, dos Amadores de Lisboa ao primeiro intento.
Duarte Mira – Volta
3º Touro – Marcos Bastinhas – (J. Carvalho – 565 quilos)
Toiro cumpridor e um toureiro com forte noção de espectáculo.
Depois dos compridos, lide variada, completa e entretida, com curtos com batida ao piton contrário, palmito e dois pares de bandarilhas de boa nota, com remates efusivos.
Marcos Bastinhas – Volta
3ª Pega – GFA Montemor – João Vacas de Carvalho
João Vacas de Carvalho pegou o terceiro toiro da corrida, à primeira tentativa, vestindo a jaqueta dos Amadores de Montemor.
João Vacas de Carvalho – Volta
2º Touro – João Moura Caetano – (J. Carvalho – 470 quilos)
Foi mais reservado que o anterior este segundo toiro da tarde.
O exemplar da ganadaria de Jorge de Carvalho, condicionou um pouco o início de “faena”, contudo, a mesma foi a mais, deixando Caetano bons curtos, com boa brega a cargo de Gallo.
João Moura Caetano – Volta
2ª Pega – – GFA Lisboa – Martim Marques
A segunda pega da tarde, mas a primeira destinada aos Amadores de Lisboa, foi consumada por Martim Marques ao primeiro intento.
Martim Marques – Volta
1º Touro – Luís Rouxinol – (J. Carvalho – 550 quilos)
A primeira actuação da calorosa tarde, esteve por conta do mais antigo cavaleiro em cartel, Luís Rouxinol.
Depois de cumprir com a ferragem inicial, Rouxinol seguiu para uma boa série de curtos e um excelente par de bandarilhas e palmito, montando o Douro, destacando-se sobretudo na brega e e remates muito vistosos.
Nota: Rouxinol brindou ao seu apoderado Rui Bento, pelo cumprimento do seu 35º aniversário como matador de toiros, tributando-lhe o público merecida ovação.
Luís Rouxinol – Volta
1ª Pega – GFA Montemor – Francisco Bissaia Barreto
A primeira pega da ordem, a cargo dos Amadores de Montemor, foi consumada ao primeiro intento pelo forcado Francisco Bissaia Barreto e brindada ao cabo da formação e seu irmão.
Francisco Bissaia Barrero – Volta (não deu volta por ser transportado à enfermaria por eventual lesão)
Cortesias
Pese embora a corrida tenha sido adiada uma hora, ainda é muito o calor que se faz sentir em Alcácer do Sal (sensivelmente e a esta hora 37 graus), mais concretamente na Praça de Touros João Branco Núncio, numa jornada que pretende homenagear o homem que deu nome a este tauródromo e que foi tão-só, a mais ilustre Figura desta localidade do Sado e que cumpriria este ano, 100 anos de alternativa.
A Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, contará com as actuações de Luís Rouxinol, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, Francisco Núncio e António Núncio e pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Lisboa.
As cortesias “à antiga” já se fizeram, o espectáculo começa agora e conta com uma lotação preenchida de dois terços fortes (com os sectores de sombra a abarrotar).
O espetáculo é dirigido pelo Delegada Técnica Tauromáquica Maria Florindo, com assessoria veterinária de Alexandre Reis.
Fotos: João Dinis