O novilheiro português João D’Alva sofreu esta sexta-feira uma grave cornada durante uma novilhada em Cenicientos, Espanha, tendo sido assistido na enfermaria da praça e posteriormente transportado para uma unidade hospitalar para avaliação da extensão das lesões.
O acidente ocorreu durante a lide do primeiro novilho da tarde, pertencente à ganadaria La Machamona. João D’Alva estava a realizar uma atuação considerada meritória, num momento em que enfrentava as dificuldades impostas pelo comportamento irregular do animal e pelo vento que se fazia sentir na arena.
Depois de uma primeira tentativa com a espada, o novilheiro português voltou a entrar para matar, altura em que foi colhido pelo animal na região escrotal.
João D’Alva foi rapidamente retirado da arena e transportado para a enfermaria móvel instalada na praça de touros de Cenicientos, onde foi submetido a intervenção médica.
De acordo com o boletim clínico divulgado após a assistência, o novilheiro sofreu um “traumatismo penetrante nos testículos após cornada, com descolamento escrotal e exposição de ambos os testículos”.
Depois dos primeiros cuidados e da intervenção realizada no local, João D’Alva foi transportado para um hospital, onde deverá ser submetido a exames complementares para determinar a verdadeira extensão das lesões provocadas pela cornada.
Até ao momento não foram divulgadas mais informações sobre a evolução do estado clínico do jovem novilheiro português.

