Centenas de jovens oriundos de diversas partes do mundo, e que chegaram a Portugal para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, tiveram na última semana contacto com a festa brava, em diversas atividades realizadas em diversos pontos do país, sobretudo no Alentejo.
Esta terça-feira, a Praça de Touros de Vila Viçosa encheu-se sobretudo de jovens franceses, para uma demonstração de pegas, antecedida de momentos musicais e de flamenco.
Os jovens entusiasmaram-se com o que viram, e um ou outro integrou mesmo o grupo de forcados, podendo assim experienciar como é fazer uma pega.
No final foi também largado um touro, para uma largada à alentejana para os mais afoitos.
Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, revelou que foram mesmo os peregrinos franceses que pediram a atividade, pois queriam conhecer as tradições de Vila Viçosa, algo que foi feito “com todo o gosto”, pois eles “divertiram-se muito”.
O autarca lamentou ainda que o anúncio da atividade tenha levado alguns movimentos anti taurinos a denunciar a iniciativa, o que é demonstrativo da falta de conhecimento e bom senso.
Fotografias: ODigital.pt