Foi apresentado esta segunda-feira, na Sala Antonio Bienvenida, na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, o Certame de Escolas de Toureio da Comunidad de Madrid, que integrará alunos de diversas escolas de toureio, entre elas a Escola de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira.
O certame, que decorrerá de Abril a Dezembro, integra também alunos das escolas Escuela José Cubero “Yiyo”, Navas del Rey, Valdemorillo, Colmenar Viejo, Fundación el Juli, Anchuelo, Citar, Guadalajara, Toledo, Valencia, Palencia, Zaragoza, Mar de Nubes, Barcelona, La Algaba e Nimes, além de Vila Franca de Xira, e as novilhadas realizar-se-ão às quintas e sextas-feiras, na Praça de Touros de Valdemorillo, praça coberta que permite a realização de todos os espectáculos.
Para Miguel Abellán, retirado matador de touros e Diretor do Centro de Assuntos Taurinos da Comunidad de Madrid, que apoia o certame, esta é “uma aposta no futuro da festa”, pois “os novilheiros sem picadores são os toureiros do futuro”.
Para já não são conhecidos ainda os cartéis e que toureiros portugueses vão marcar presença, mas certa é a realização de espectáculos taurinos na capital espanhola os meses de Novembro e Dezembro.
O certame inclui novilhadas sem picadores nos dias 27 e 28 de Abril; 4, 5, 18 e 19 de Maio; 1,2,15,16,29 e 30 de Junho; 7,8,21 e 22 de Setembro; 5,6, 19 e 20 de Outubro; 2,3,16,17 e 30 de Novembro e 1,14,15, 28 e 29 de Dezembro.