A Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, volta a receber este ano, a 4 de maio, a Garraiada Académica, no que pretende ser o retomar de “um marco histórico nas tradições portuguesas no que toca à cultura taurina.”
“Ao longo dos tempos foram-se perdendo, mas, agora a Associação Leões da Agrária conjuntamente com a Câmara Municipal de Santarém e a Associação Setor 9 vão dinamizar um vasto programa”, salienta a autarquia de Santarém.
O cartel será composto por quatros cavaleiros, Marco Santos, Vasco Veiga, Juan de José e Fernando Fetal “El Fetal” e as suas quadrilhas e ainda por dez grupos de forcados universitários, serão lidados quatro novilhos das distintas ganadarias António Silva, de Rosa Rodrigues, de Santa Maria e de Santos Silva.
As pegas ficaram a cargo dos Leões da Agrária de Santarém, Escola Superior de Gestão de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarém, ISLA de Santarém, Instituto Superior de Agronomia – ISA, Javalis da Mitra – UE, Raposos da Comenda – Agrária de Elvas, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Escola Superior Agrária de Beja e Escola Superior Agrária de Coimbra.
Haverá ainda duas rezes bravas para que os estudantes curiosos e atrevidos tenham oportunidade de mostrar os seus dotes. No final haverá muita música e animação. As entradas serão livres.
João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara, destacou a importância deste regresso da Garraiada Académica a Santarém “somos a Capital do Ribatejo, o Cavalo, o touro, o forcado e o campino são símbolos importantes das nossa tradições, o regresso da garraiada académica é uma tradição agora recuperada no nosso território e é uma aposta para a continuidade nos próximos anos, queremos que os nossos jovens vivam as nossas tradições e vivam Santarém com alegria e amor ao nosso querido Concelho”.