Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Até domingo Santarém vive Festas de São José com muita tradição e tauromaquia

Até domingo Santarém vive Festas de São José com muita tradição e tauromaquia

0
By Redação on 18 de Março, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

As Festas de São José foram oficialmente inauguradas esta terça-feira, dia 18 de março, em Santarém, dando início a cinco dias de celebração que voltam a afirmar a identidade cultural e as tradições do concelho.

Considerado um dos momentos mais emblemáticos do calendário festivo do Ribatejo, o evento combina as dimensões religiosa e popular, mobilizando a comunidade local e atraindo visitantes à cidade.

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo Alentejo, José Santos, do vice-presidente Emanuel Campos e dos vereadores Teresa Ferreira e Pedro Gouveia, entre outras entidades.

Na ocasião, João Teixeira Leite dirigiu um convite à população e aos visitantes para participarem nas festividades, destacando a riqueza cultural do território. O autarca sublinhou a importância de elementos como o cavalo, o campino, a festa brava e a gastronomia, apelando ainda à descoberta das 19 freguesias do concelho e afirmando o orgulho em celebrar “a capital do Ribatejo” ao longo destes dias.

As comemorações, dedicadas ao padroeiro do concelho, prolongam-se até 22 de março e incluem um programa diversificado, com concertos, animação cultural, atividades tradicionais, eventos equestres e taurinos, bem como iniciativas gastronómicas que valorizam o património e o movimento associativo local.

Antes da sessão inaugural, teve lugar a tradicional homenagem a Celestino Graça, figura marcante na preservação das tradições ribatejanas. Junto ao seu busto foi depositada uma coroa de flores, num gesto simbólico de reconhecimento pelo seu contributo para a cultura da região.

A abertura contou ainda com a participação da Associação de Romeiros de Santa Maria, campinos e acordeonistas, reforçando o ambiente tradicional que marca o arranque de uma das festas mais identitárias de Santarém.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Jet d’Ouro – Nas Tertúlias em Vila Franca de Xira

6 de Maio, 2026

Décima corrida esgotada em Madrid e foi de rejoneo

6 de Maio, 2026

Bandarilheiro Raúl Ruíz com alta hospitalar

6 de Maio, 2026

Fandi indultou em Coasa, no Peru

6 de Maio, 2026

Fernando Adrián corta rabo em Quicacha

6 de Maio, 2026

Opinião d’Ouro – A salvação da tauromaquia…

5 de Maio, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Jet d’Ouro – Nas Tertúlias em Vila Franca de Xira

6 de Maio, 2026

Décima corrida esgotada em Madrid e foi de rejoneo

6 de Maio, 2026

Bandarilheiro Raúl Ruíz com alta hospitalar

6 de Maio, 2026

Fandi indultou em Coasa, no Peru

6 de Maio, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.