Os empresários vivem ainda com a incerteza de poderem realizar espectáculos tauromáquicos durante as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam em Portugal de 1 a 6 de Agosto.
Conforme o TouroeOuro havia noticiando anteriormente, de 26 de Julho e 8 de Agosto, os gratificados das forças de segurança e socorro vão estar muito limitados, em virtude da alocação de um grande dispositivo nacional nas JMJ.
Fontes das forças de segurança confirmaram ao TouroeOuro que entre essas datas está suspensa a realização de serviços gratificados, estando os militares e policiais alocados à segurança da JMJ e serviço diário, não havendo assim possibilidade de realizar os serviços de segurança, e obrigatórios, nos espectáculos tauromáquicos.
Ao que apurámos alguns empresários estão ansiosamente a aguardar as indicações dos comandos distritais, de modo a tomar uma decisão quanto ao adiamento ou cancelamento dos espectáculos.
Essa definição deverá chegar somente na primeira quinzena de julho, após a realização das reuniões definitivas em que serão anunciadas as forças de segurança e socorro que vão estar presentes nas JMJ.
Recorde-se ainda que tanto a Federação Portuguesa de Futebol, como a Federação Portuguesa de Ciclismo adiaram já eventos, tendo em conta a indisponibilidade demonstrada pelas polícias para efectuar a segurança.
Entre os espectáculos já anunciados estão as Corridas de Touros em Montijo e São Matias (28 de Julho), Redondo, Beja e Vila Nova da Barquinha (4 de Agosto), Abiul (5 e 6 de Agosto), Colmeias e Nazaré (5 de Agosto) e Nave de Haver (6 de Agosto).