Agentes taurinos “esquecem” apoio à candidatura do Colete Encarnado a Património Cultural

0

Terminou no passado dia 7 de Julho o período de Consulta Pública para a candidatura do Colete Encarnado a Património Cultural Imaterial de Portugal, e de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) apenas o Município de Vila Franca de Xira apresentou novos argumentos, havendo apenas uma apoiante individual da candidatura.

As associações anti taurinas, encabeçadas pelo Partido PAN, ANIETIC – Associação Portuguesa para a Ética Animal, Plataforma Basta de Touradas, Associação Animais de Rua e diversos “anónimos” devidamente identificados, demonstraram o seu descontentamento com esta candidatura, que será agora alvo de análise por parte da DGPC.

O PAN considerou que a Festa do Colete Encarnado “não cumpre os requisitos” para a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e que “seria extremamente negativo” para o país, solicitando que a candidatura “seja rejeitada”.

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, acusa o município de Vila Franca de Xira de ocultar da candidatura “o lado violento das Festas do Colete Encarnado” e de “continuar a ignorar os riscos que este tipo de evento representa para a segurança e para a integridade física dos visitantes, ao mesmo tempo que se recusa a adotar medidas que protejam as crianças e jovens deste tipo de violência.

“Todos os anos, o rasto de vítimas humanas e animais que resultam das Festas do Colete Encarnado é impressionante e até levou a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a colocar equipas médicas de prevenção no recinto das festas, mas este aspeto não é referido no processo de candidatura apresentado”, acrescenta, lamentando que também não seja feita “qualquer referência aos animais mortos durante o evento por mera diversão”, pode ler-se na missiva apresentada pelos animalistas.

Lamentavelmente e a criar algum descontentamento junto da autarquia, está o facto da candidatura apresentada em 2021 não ter contado com o apoio das associações e agentes taurinos, da cidade e nacionais, que deveriam ter apresentado o seu forte apoio.

Entre os agentes que deveriam ter uma envolvência destacada nesta candidatura está a Prótoiro, Associação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, entre outras.

Share.