Caldas da Rainha – Prémios para Falé e Vinhas

0

A localidade de Caldas da Rainha é sempre boa anfitriã para uma corrida de touros e esta noite, não foi excepção, pese embora o fresco que se fez sentir durante toda a noite.

Com cerca de meia casa no que a público concerne, actuaram os cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos, Luís Rouxinol Júnior, Joaquim Brito Paes, Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles.

João Moura deu início à função lidando um toiro de Fernandes de Castro, que não complicou, deixando-se lidar. Bem Moura a deixar a ferragem da ordem, com maneiras e até bonitos ladeios.

Manuel Telles Bastos não viveu em Caldas uma das suas noites mais inspiradas… O toiro de São Martinho é certo que não facilitou, mas as passagens em falso foram algumas, “desfeiando” o labor geral do toureiro, cujo último curto foi o melhor.

 O toiro de Vinhas, ganhador com justiça do prémio Bravura, teve por diante o cavaleiro Luís Rouxinol Júnior, que à semelhança do que havia acontecido na noite anterior no Montijo, colocou emoção logo nos primeiros momentos da sua lide. Bem mas bem em todos os pormenores, a proporcionar ao toiro vistosidade, como convém a um concurso de ganadarias, a cravar bem, a rematar melhor… Boa actuação.

O exemplar de Falé Filipe coube em sorte a Joaquim Brito Paes, que optou por um toureio de batidas ao piton contrário, deixando alguns bons curtos ao toiro que exibiu uma lindíssima estampa e foi ganhador do prémio Apresentação.

Diogo Oliveira não viveu em Caldas da Rainha uma noite para recordar. O toiro de Prudêncio pediu muitas contas, adiantou-se na viagem e desde o primeiro momento, fez com que Oliveira consentisse demasiados toques na montada. Foi-lhe atribuída música, fora de contexto e sobretudo de momento, por ser num curto já “extra”. Bem Diogo a recusar a volta à arena.

Fechou o capítulo das actuações equestres o jovem Tristão Ribeiro Telles, lidando um corpulento toiro de Veiga Teixeira. Um ou outro toque, mas uma função em crescendo, terminando com um bom curto.

As pegas da noite estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Caldas da Rainha.

Pelos Amadores de Santarém, foram na linha da frente, Joaquim Grave e Francisco Cabaço, ao primeiro intento; Vasco Cabaço, ao segundo e; João Faro, ao terceiro intento.

Vestindo a jaqueta dos Amadores de Caldas da Rainha, pegaram de caras, Joaquim Lino, à quarta tentativa; Vasco Gonzaga, à segunda e; António Apleton, à primeira tentativa.

O festejo foi dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Ana Pimenta, sendo assessorada pelo Médico Veterinário João Pedro Candeias.

Foto: João Dinis

Share.