Tomás Bastos e Talavante a ombros em Vila Franca de Xira

0

8º Novilho – Tomás Bastos (La Cercada – 375 quilos)

Bem de capote, sobretudo num quite por chicuelinas e soberbo a bandarilhar, sendo o primeiro par de verdadeiro sabedor da arte de cravar “los palos”
De muleta e após brindar ao público, iniciou faena citando de largo, tentando imprimir emoção à função, sendo que contudo, teve por diante um novilho que veio a menos… Foi o toureiro que teve de colocar tudo e porfiar para ligar faena.

Tomás Bastos – Volta


7º Touro – Alejandro Talavante (Nuñez del Cuvillo – 475 quilos)

A música viria a tocar na última tanda levada a efeito pelo matador Talavante, sendo que foi efectivamente a mais rematada de todo o serial. Tudo o resto foram passes isolados, sem que o diestro almejasse a ligação entre cada muletazo, desfeiando o seu labor frente ao penúltimo da tarde.
De capote conta-se uma meia veronica de bonita estética.

Alejandro Talavante – Volta


6º Touro – João Ribeiro Telles (S. Torcato – 455 quilos)

Complicada a actuação do cavaleiro João Ribeiro Telles frente ao segundo do seu lote, um toiro de São Torcato com maldade e a adiantar-se uma barbaridade, proporcionando diversos toques nas montadas do ginete que o recebeu com o primeiro comprido em sorte de gaiola, sendo este o primeiro momento em que foi surpreendido pelo astado.
Actuação sem música, brindada a Tomás Bastos e seu pai, David Antunes.

João Ribeiro Telles – Não deu volta, embora autorizada

4º Pega – GF Aposento da Moita – Leonardo Mathias

A Leonardo Mathias, cabo do Aposento da Moita, coube efectivar a pega deste toiro, fazendo-o à segunda tentativa.

Leonardo Mathias – Volta


5º Touro – Rui Fernandes (S. Torcato – 460 quilos)

A segunda actuação de Rui Fernandes foi repleta de mérito frente a um toiro com as suas complicações que acudiu muito mais ao som do que a outros vultos… Fernandes usou da sua experiência, andou com a sua montada sempre muito ligada ao oponente e deixou de forma limpa a ferragem da ordem. Actuação incompreensivelmente sem música.

Rui Fernandes – volta

3ª Pega – GFA Vila Franca – Lucas Gonçalves

A segunda e última pega a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, foi consumada à primeira tentativa por Lucas Gonçalves e brindada ao empresário Simón Casas.

Lucas Gonçalves – Volta


4º Novilho – Tomás Bastos – (La Cercada – 335 quilos)

Há poucas palavras que descrevam o taco criado por Tomás Bastos. Hoje, voltou a fazer-nos sentir que o toureio não tem idade, não tem tamanho, não tem condição, apenas tem arte.
Bem de verdade de capote, variado e poderoso e ainda melhor com a muleta, sobretudo pelo piton direito, com toureio em redondo infindável, passes de peito de magnitude impressionante… improviso, faena brindada a Talavante e praça em pé por diversas vezes… triunfo gordo do miúdo toureiro…
Tomás Bastos bandarilhou de forma brilhante.

Tomás Bastos – Volta
Ganadeiro – Volta


3º Touro – Alejandro Talavante (Nuñez del Cuvillo – 460 quilos)

Extraordinário de capote e soberbo de muleta, Alejandro Talavante não se poupou a esforços para encantar Vila Franca, defendendo com convicção uma posição na tauromaquia que já é a sua. Tauromaquia diferente, conceito distinto, faena completa por ambos os pitons, frente a um toiro rematado e que permitiu ao diestro extremeño ouvir muitos olés na Palha Blanco.

Alejandro Talavante – Volta


2º Touro – João Ribeiro Telles (Jorge Mendes – 540 quilos)

A primeira actuação da tarde pertencente a João Ribeiro Telles teve início com uma porta gaiola de bom nível, ao qual deixou a ferragem inicial com preceito. Nos curtos, exibição regular, com Telles a deixar as bandarilhas sem erros, mas sem alardes de triunfo.

João Ribeiro Telles – Volta

2ª Pega – GF Aposento da Moita – Martim Cosme Lopes

Martim Cosme Lopes concretizou pega ao primeiro intento, vestindo a jaqueta do Aposento da Moita.

Martim Cosme Lopes – Volta


1º Touro – Rui Fernandes (S. Torcato – 505 quilos)

Rui Fernandes, vestido de castanho e ouro e brindando ao público que enche a Palha Blanco, deu início à função com uma muito boa actuação frente a um colaborante São Torcato.
Rui Fernandes recebeu magnificamente o oponente, muito em curto, deixando dois bons compridos, para nos curtos, elevar ainda mais o nível, bregando com vistosidade e irreverência, a duas pistas, citando de largo, avançando para o toiro com afinco, fazendo batida ao piton contrário, reunindo na perfeição, saindo a rematar as sortes… Público em pé.

Rui Fernandes – Volta

1ª Pega – GFA Vila Franca – Vasco Pereira

Ao cabo de Vila Franca, Vasco Pereira, coube dar início às pegas da tarde, consumando ao segundo intento.

Vasco Pereira – Volta


CortesiasEsta tarde apresenta-se em Vila Franca, o matador de toiros Alejandro Talavante. O TouroeOuro está em DIRECTO para lhe contar tudo o que acontecer numa das mais importantes praças de touros do país, bem como numa das datas de postim do calendário taurino nacional. O festejo é misto e conta ainda com as actuações a cavalo de Rui Fernandes, um dos mais internacionais cavaleiros de sempre e, João Ribeiro Telles, que na passada terça-feira alcançou importante triunfo neste tauródromo. As pegas estarão por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e Aposento da Moita, sendo que completa o elenco, o jovem triunfador da Feira Taurina da Moita, Tomás Bastos. As saudações ao público já se fizeram, com a Palha Banco a registar uma entrada que ronda perto de casa cheia. A corrida é dirigida pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Fotos: João Dinis

Share.