Depois de já ter tentando ação semelhante em 2021, sem qualquer resultado prático, a Federação Protoiro veio esta quarta-feira, exigir a demissão de Ana Sousa Dias, Provedora do Telespectador da RTP, na sequência da audição desta na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
A Protoiro considera que Ana Sousa Dias demonstrou “falta de independência e imparcialidade”, face ao tema da emissão televisionada de espectáculos culturais tauromáquicos pelos canais públicos de televisão, considerando que esta assumiu uma “posição e ostensivamente discriminatória face a uma atividade cultural, consagrada na lei portuguesa. “
Recorde-se que a Provedora do Telespetador da RTP considerou que o facto da estação ter na sua linha o bem-estar animal, a impede de transmitir corridas de touros.
Tendo em conta o programa e as posições públicas, relativamente à tauromaquia, dos partidos que constituem este governo (PSD e CDS), a PROTOIRO pediu hoje mesmo e com carácter de urgência uma audiência ao Ministro dos Assuntos Parlamentares Pedro Duarte, que tem a tutela da comunicação social.
De acordo com a Federação, tal audiência prende-se com a premência a que se obriga este governo no sentido de esclarecer publicamente os portugueses sobre a sua posição quanto à censura da transmissão televisiva de espectáculos culturais tauromáquicos na RTP e respectiva continuidade de funções da Provedora.
“De igual modo, foram também pedidas audiências aos Grupos Parlamentares do Partido Social Democrata (PSD), do Centro Democrático Social (CDS-PP), do Partido Socialista (PS), do Chega, da Iniciativa Liberal (IL) e do Partido Comunista Português (PCP)”, conclui a Federação.