Alexandre Pedro Roque Silva, natural de Lisboa, nascido a 11 de Fevereiro de 1975, comemora exactamente hoje, neste dia 26 de Junho de 2024, 30 anos de Alternativa.
Pedrito de Portugal, nome pelo qual era conhecido enquanto toureiro, cedo ganhou afición aos toiros, sobretudo pelo facto de acompanhar o seu pai… Menino bonito, de fino trato e boas maneiras, foi o último grande herói da arte de tourear a pé, tendo sido apoderado por nomes tão célebres quanto Camacho ou Victoriano Valencia.
Para além das suas faculdades artísticas meio principescas que o colocaram na rota das mais importantes feiras taurinas do mundo, Pedrito de Portugal foi também o responsável pelo ressurgimento da “moda do toureio a pé”, arrastando consigo pelas arenas do mundo não só os aficionados comuns, mas também o jet-set português, bem como políticos e artistas.
Passaram 30 anos desde que a Monumental de Badajoz se encheu por completo para ver o “doutoramento” do lisboeta, apadrinhado por Paco Ojeda e testemunhado por Finito de Córdoba.
Como feitos digamos que diferentes, conta-se a ousadia de matar um toiro na Moita, mesmo quando a Lei não o permitia. Corria o ano de 2001.
Pedrito não se despediu das arenas e exibe ainda, 30 anos depois, uma figura distinta, cuidada e que a qualquer momento, pode passear em qualquer arena do mundo…