7º Touro – David Gomes (Santos Silva – 470 quilos)
Sétimo e último toiro de Santos Silva para a sua lide, David Gomes.
Gomes viveu um dos melhores momentos da sua estadia na arena aquando da cravagem do seu primeiro comprido, em sorte de gaiola, aguentando a imensa pata que trazia o “inimigo”.
A restante actuação decorreu sob o signo da regularidade e correcção. Gomes voltou a alegrar o público com um bom violino e par de bandarilhas, ambos muito ovacionados.
David Gomes – Volta
7ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Guilherme Carvalho
Sétima e última pega e a sexta ao primeiro intento, consumada pelo forcado Guilherme Carvalho, do Grupo de Académicos de Coimbra.
Guilherme Carvalho – Volta
Ganadeiro – Volta
6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Santos Silva – 500 quilos)
A noite vai longa mas a corrida não termina ao sexto toiro… Desta feita actuou perante o simpático público da Figueira da Foz Luís Rouxinol Júnior.
Rouxinol levou a efeito uma lide de menos a mais, com alguma irregularidade na fase inicial, recuperando “sítio”, deixando ao seu jeito raçudo a restante ferragem da ordem, terminando com dois palmitos.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
6ª Pega – GF Académicos de Coimbra – João Tavares
João Tavares consumou a sexta pega da noite, à primeira tentativa, naquilo que já se configura como um triunfo dos Académicos de Coimbra.
João Tavares – Volta
5º Touro – João Salgueiro da Costa (Santos Silva – 440 quilos)
A João Salgueiro da Costa tocou lidar quiçá o mais complicadote toiro de Santos Silva saído à arena até ao momento, adiantava-se, surpreendia, mas a verdade é que o ginete de Valada e pee embora as dificuldades, consentiu alguns toques nas montadas, um deles com aparato junto a tábuas. Salgueiro emendou a mão, terminando com dois violinos e duas bandarilhas regulares, sem que no entanto lhe fosse atribuída música.
João Salgueiro da Costa – Volta não autorizada
5ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Francisco Gonçalves
Francisco Gonçalves, dos Académicos de Coimbra, consumou boa pega ao primeiro intento.
Francisco Gonçalves – Volta
4º Touro – Marcelo Mendes (Santos Silva – 460 quilos)
Depois de mais um momento musical dedicado a Rui Salvador, saiu à arena para a lide do quarto da ordem, Marcelo Mendes. Marcelo lidou em crescendo, evoluindo até ao auge que aconteceria do equador da sua exibição em diante, sobretudo aquando da cravagem de um palmo e violino na mesma sequência, tendo repetido a pedido do público.
Marcelo Mendes terminou com um bom par de bandarilhas.
Marcelo Mendes – Volta
4ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Ricardo Marques
Ao Cabo do Grupo de Forcados Académicos de Coimbra, Ricardo Marques, coube efectivar a pega deste toiro, concretizando à segunda tentativa.
Ricardo Marques – Volta
Ganadeiro – Volta
3º Touro – Emiliano Gamero (Santos Silva – 470 quilos)
Em Portugal, como no mundo, houve e haverá espaço para a globalidade, bem como para a individualidade e singularidade de cada toureio… Não há bom e mau, não há certo ou errado, há sim tauromaquias distintas e que, se do agrado do público, passam a ser válidas.
Emiliano Gamero é um destes casos. Não importa muito mais que dizer que se destacou principalmente nos desplantes, nos violinos e na comunicação com o público.
Emiliano Gamero – Volta
3º Pega – GF Académicos de Coimbra – João Gonçalo Gama
Terceira pega consumada ao primeiro intento. Desta feita pelo forcado João Gonçalo Gama.
João Gonçalo Gama – Volta
Actualização de lotação: Praça cheia à vista
2º Touro – Gonçalo Fernandes (Santos Silva – 435 quilos)
Gonçalo Fernandes é um caso. Um caso de valor e a prova provada que nem sempre é necessário estar demasiado rodado para conseguir colocar tudo de acordo e triunfar… Recebeu o oponente à porta gaiola, deu voltas e voltas com o Santos Silva atrás de si e cravou dois soberbos compridos. Nos curtos aguentou com valor e galhardia, não deixando baixar o nível inicial, deixando uma série de bandarilhas de boa nota.
Gonçalo Fernandes – Volta
2ª Pega – GF Académicos de Coimbra – António Pinto Basto
À primeira tentativa pegou António Pinto Basto, vestindo claro está, a jaqueta azul.
António Pinto Basto – Volta
1º Touro – Rui Salvador (Santos Silva – 475 quilos)
Não poderia ter começado da melhor forma a corrida primeira da temporada no Coliseu Figueirense.
Grande, enorme actuação do cavaleiro Rui Salvador naquela que foi a sua despedida desta icónica praça de touros.
Salvador lidou na verdadeira acepção da palavra. Ladeou de forma muito vistosa, com temple e emoção e reuniu e cravou com a emoção que sempre colocou no momento do ferro.
Sem favor, música ao primeiro curto, público em pé e chave d’ouro… e um bom toiro de Santos Silva.
Rui Salvador – Volta
1ª Pega – GF Académicos de Coimbra – Martins Rodrigues
Martins Rodrigues pegou ao primeiro intento a primeira de sete pegas a cargo do Grupo de Académicos de Coimbra.
Martins Rodrigues – Volta
Homenagem ao Grupo de Forcados Académicos de Coimbra
Com ano de fundação em 1964, realizou-se antes do início da corrida (fim de cortesias), uma lindíssima Homenagem à formação da “jaqueta azul”.
Com a presença de antigos e actuais elementos, bem como estudantes, cantou-se o Fado “Académicos de Coimbra”, sendo com toda a certeza um momento que marcará não só este festejo, como também a temporada, pela classe e elegância do acontecimento.
Cortesias:
Há poucas praças de touros como o Coliseu Figueirense.
As peles bronzeadas, estão mais tapadas neste último Sábado devido à fresquidão da noite tão típica desta zona costeira do país, mas, espera-se que as actuações dos cavaleiros Rui Salvador, Gonçalo Fernandes, Emiliano Gamero, Marcelo Mendes, Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Júnior e David Gomes aqueçam o clima… As cortesias já se fizeram, onde estiveram também os elementos do Grupo de Forcados Académicos de Coimbra.
Daqui a muito pouco, sairão à arena os toiros de um malogrado criador da região, Santos Silva, sendo que o tauródromo da Figueira da Foz, regista uma entrada que ronda os três quartos de entrada.
O espectáculo começa agora, dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Paulo Valente, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.
Nota: Foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Isidro Ricardo Silva.
O cartel de hoje:
Praça de Touros: Coliseu Figueirense (Figueira da Foz)
Cavaleiros: Rui Salvador, Gonçalo Fernandes, Emiliano Gamero, Marcelo Mendes, Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Júnior e David Gomes
Forcados: Académicos de Coimbra
Touros: Santos Silva
Director de Corrida: Paulo Valente
Médico Veterinário: José Luís Cruz
Lotação: 3/4
Fotos: João Dinis